O efeito das plantas em ambientes de trabalho e ensino

Publicado

Locais que incorporam a natureza podem ajudar a diminuir o cansaço mental e a restaurar a habilidade de focar. O resultado é uma melhor performance no trabalho ou na sala de aula.

Alguns fatos:

  • O convívio com a natureza ajuda a restaurar a mente, ajuda a reduzir o estresse, aumenta a produtividade, e melhora a atenção e foco.
  • Funcionários reportaram que as plantas deixam o ambiente de trabalho mais agradável e saudável. Diminuindo a incidência de doenças e faltas.
  • Estudantes que tem uma vista para locais verdes tem notas mais altas em testes de capacidade de atenção e se sentem mais aptos a ter sucesso.

brise instalacao 3 com ecotelhado

Há não muito tempo atrás a maioria das pessoas vivia em áreas rurais, onde o trabalho e estudo geralmente era associado a terra e a natureza. Já hoje a grande maioria mora em cidades.

Mas a gente ainda se pergunta: A natureza impacta a performance no trabalho e no resultado da empresa? Estudos mostram que sim! Confira alguns dados da Universidade de Washington:

  • A taxa de absentismo anual nos EUA é de 3% por empregado no setor privado e de 4% no setor público representando um valor de $ 2.500 a 3,400 dólares com base no salário médio anual total e benefícios por trabalhador. Já o “presenteísmo“, que é o problema dos trabalhadores estarem no trabalho, mas, por motivos de doença ou outras condições médicas, não estão em pleno funcionamento, podendo cortar a produtividade individual em um terço ou mais. Os custos totais de presenteísmo nos Estados Unidos pode ser tanto quanto $ 160 bilhões de dólares por ano e pode custar aos empregadores 2-3 vezes.eco 04-08 manha

E nas escolas e universidades?

A capacidade de concentrar a atenção e alcançar um elevado nível de funcionamento cognitivo também é importante para o sucesso como um estudante universitário. Para um estudo foram colocadas diversas plantas em um laboratório de informática da faculdade. Os alunos foram mais produtivos, demonstrando um tempo de reação de 12% mais rápido em tarefas de computador, e ficaram menos estressados (indicado por ter pressão arterial mais baixa). Os participantes do estudo também relataram que sentiram-se mais atentos e mais capaz de concentrar-se na presença de plantas.

Em outro estudo alunos que participaram de uma caminhada pela natureza tiveram melhores resultados em um teste do que aqueles que fizeram uma caminhada em área urbana ou aqueles que relaxaram em uma sala confortável com revistas.eco 1001 2