O futuro sustentável é o sonho de todo aquele que percebe os momentos difíceis que estamos vivendo quando o assunto envolve o meio ambiente.
A Organização das Nações Unidas (ONU) desenvolveu 17 temas que fazem parte do que é conhecido em todo o mundo como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), visando:
- acabar com a pobreza,
- proteger o meio ambiente,
- permitir que as pessoas vivam em paz,
- incentivar a prosperidade.
Observando cada um dos temas, percebe-se a necessidade de ações que precisam fazer parte do dia a dia dos governos, empresas, instituições e sociedade.
O tema número 11 é voltado ao objetivo de promover Cidades e Comunidades Sustentáveis. Um projeto em Paris, capital da França, encanta e deve servir como exemplo para que efetivamente o futuro sustentável se torne uma realidade.
Continue a leitura de nosso post e conheça detalhes a esse respeito!
Como o futuro sustentável se constrói com soluções baseadas na natureza?
Não há como construir um futuro sustentável sem considerar as soluções com base na proteção da natureza.
Mais do que isso, o mundo precisa plantar e criar cada vez mais áreas verdes que possam contribuir com o combate aos efeitos das mudanças climáticas observáveis em todo o mundo.
É importante entender que as árvores e as plantas possuem a capacidade da fotossíntese, ou seja, elas absorvem o CO₂ e transformam o carbono em:
- raízes,
- galhos,
- troncos,
- folhas,
- frutos,
- flores.
Consequentemente todos esses elementos liberam oxigênio para a atmosfera, contribuindo para a redução da pegada de carbono das cidades, portanto, é preciso transformar os ambientes em verdadeiros jardins.
Os desafios e a transformação cultural de Paris para um futuro sustentável
Fonte das imagens: EcoWatch / FastCompany
A cidade de Paris desenvolve um projeto invejável, onde até o ano de 2030 as 60 mil vagas de estacionamento darão espaço para belíssimos jardins.
O tema da campanha francesa é o seguinte:
“Imagine se cada carro estacionado fosse uma árvore.”
De acordo com as autoridades parisienses, essa ação tem por objetivo não apenas o de embelezar a cidade e torná-la ainda mais atrativa para a sua população e turistas, mas, especialmente, colaborar com a diminuição da:
- poluição do ar,
- mudanças climáticas,
- ondas de calor,
- inundações.
Os desafios, no entanto, existem, uma vez que todas as ruas estavam adaptadas para o tráfego de veículos.
Isso fez com que uma adaptação da população à nova realidade fosse necessária, envolvendo uma conscientização e uma mudança de paradigma.
Em contrapartida, todos percebem uma melhora na qualidade de vida, quando a resiliência urbana foi observada e os jardins passaram a embelezar a vida de todos.
Inspiração para outras cidades: aprendendo com o futuro sustentável de Paris
Paris deve se tornar uma inspiração para administradores públicos de todo o mundo, uma vez que os objetivos a serem atingidos envolvem o resfriamento da cidade que, no verão, chega a alcançar temperaturas de 40 °C.
Paris, além de ser conhecida como a cidade-luz, também almeja ser reconhecida como a cidade-jardim, onde a beleza da flora se faz presente em todos os bairros e ruas, e a natureza contribui para irrigar a cidade.
Ao adaptar as cidades à realidade urbana e ambiental, é possível construir um futuro sustentável em municípios brasileiros e em todo o mundo.
Agora que você conhece mais sobre esse assunto, vale a pena ler nosso post que apresenta os parklets: o que são e quais são os seus benefícios!