Charles Jencks é um teórico de arquitetura e designer americano que ganhou destaque como paisagista ao criar verdadeiras obras de arte seguindo diversos conceitos científicos e matemáticos, como buracos negros ou fractais, composto de 40 áreas principais, jardins, pontes, acidentes geográficos, esculturas, terraços e diferentes obras arquitetônicas em uma propriedade privada na Escócia, chamado O Jardim da Especulação Cósmica.
O jardim, criado em 1989, é distante do paisagismo tradicional e não só agrada os olhos como também nos chama a refletir sobre a natureza de todas as coisas. Uma das esculturas que está no jardim representa a estrutura do DNA, enquanto um pequeno monte, chamado de “O Caracol”, permite aos visitantes interagirem, enquanto jogam, com a sequência de Fibonacci.
Uma vez por ano o local é aberto para visitação e o dinheiro arrecadado é repassado para uma instituição que ajuda pessoas com câncer.
“O jardim da especulação cósmica é uma paisagem de ondas, curvas e dobras, um padrão de paisagem projetado para relacionar-nos com a natureza através de metáforas novas apresentados aos sentidos”.
– Charles Jencks