homem discursando em um gabinete para simbolizar a semana do consumidor

O que celebramos na Semana do Consumidor?

Publicado

Estamos na Semana do Consumidor, quando encontramos, em todo lugar, promoções para aumentar as vendas dos mais diversos produtos.

Mas, afinal, o que realmente celebramos nesta semana? Leia o conteúdo abaixo e confira!

Imagem: Fachada do CJ Shops Jardins com Jardim Vertical Mamute/Reprodução: Assessoria Comunique-se

O que é o Dia do Consumidor?

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi celebrado oficialmente em 15 de março de 1983, mas a escolha da data se deu porque, em 15 de março de 1962, o então presidente dos EUA, John F. Kennedy, fez um famoso discurso defendendo os direitos inerentes a todo consumidor, como à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido, entre outros.

Esse discurso, lido na ocasião da apresentação de uma Lei foi um marco, intensificando o desenvolvimento dos direitos do consumidor pelo mundo, também alcançando o Brasil, que traz esses direitos especialmente no famoso Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990) e na própria Constituição Federal, que define os direitos do consumidor como um dos nove princípios gerais da atividade econômica da nação (art. 170, inciso V).

Imagem: CJ Shops Jardins com Jardim Vertical Mamute/Divulgação

A Semana do Consumidor

Claro que o Dia do Consumidor é uma data para estimular as pessoas a comprarem e movimentarem o mercado.

Porém, ela também é um marco para nos fazer lembrar do respeito àqueles que compram e à lealdade e à boa-fé entre comerciantes, prestadores de serviços e seus clientes, e isso vale para todos, afinal, todo indivíduo, em algum momento do dia ou da semana, é um consumidor, ou seja, é alguém que compra um produto ou serviço como um destinatário final desse produto ou serviço.

Como disse o próprio John F. Kennedy no seu famoso discurso de 1962, cuja íntegra, em sua versão original, você pode conferir aqui: “Consumidores, por definição, incluem todos nós. São o maior grupo econômico de uma economia, afetando e sendo afetados por todas as decisões econômicas públicas ou privadas”.

Para que essa reflexão seja mais forte, mas também com o intuito de aproveitar o máximo possível do significado histórico, social e, claro, comercial da data, aquilo que a envolve se estende por toda a chamada Semana do Consumidor, o que é ótimo, afinal, todos ganham.

Durante vários dias, os consumidores recebem excelentes ofertas, enquanto os comerciantes e prestadores de serviços têm uma grande oportunidade de aumentar o seu volume de vendas.

Imagem: CJ Shops Jardins/Divulgação

Por isso que a Semana do Consumidor é muito importante para o seu bolso, afinal, nela podem haver oportunidades que talvez só apareçam em épocas como essas.

Quem sabe não é o momento certo para comprar aquele produto perfeito para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável que a Ecotelhado oferece e há tempos você namora?

Então aproveite para visitar nossa loja on line até o dia 17/03/2023 e utilizar o cupom 5VERDINHO para ganhar 5% de desconto na compra de qualquer produto!

Também não deixe de navegar pelo site e conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Texto: Renan E. M. Guimarães

Foto de capa: AP Photo/Bill Allen