O que é air pruning? Saiba tudo sobre a técnica que melhora a saúde das plantas

Publicado

O air pruning respeita o comportamento natural das raízes e melhora a saúde e o desenvolvimento das plantas cultivadas em vasos.

Plantas em vasos são uma presença marcante nos mais inteligentes projetos corporativos e residenciais. Afinal, além de se destacarem como elementos decorativos, as diversas espécies também atuam como micro ecossistemas vivos que ajudam a:

  • purificar o ar, 
  • regular a umidade,
  • transformar espaços inertes em ambientes biologicamente ativos e saudáveis.

O cultivo em vasos é uma prática comum em hortas, jardins internos e externos, porém, é preciso lembrar que em ambientes naturais as raízes se expandem livremente em busca de nutrientes e água, o que não ocorre em recipientes fechados. 

O enovelamento radicular é um problema comum em plantas cultivadas em vasos convencionais, onde as raízes acabam se enrolando umas nas outras. 

Esse processo prejudica a capacidade da planta de absorver água e nutrientes, afetando, assim, seu desenvolvimento e sua saúde geral.

De forma resumida, o vaso limita o crescimento natural das raízes e compromete diretamente o crescimento e a saúde das espécies.

O air pruning é uma técnica que estimula e permite o desenvolvimento natural e saudável do sistema radicular, evitando o enovelamento das ramificações.

Quer saber como isso é possível e como o processo acontece? Continue a leitura e confira.

O que é air pruning e por que essa técnica transforma o cultivo?

De modo geral, quando as plantas crescem em vasos de cerâmica ou plástico, as raízes tendem a circular e se emaranhar umas nas outras ao atingir as laterais do recipiente.

Essa limitação pode resultar em dificuldades na obtenção de água e nutrientes, mas também no sufocamento da planta. Fatores essenciais para a vida do vegetal.

Air pruning, também conhecido como “poda aérea de raízes”, é uma técnica altamente eficiente que estimula o crescimento natural e saudável de todo o sistema radicular, evitando o enovelamento dessas ramificações.

Na prática, como é o air pruning? O processo é simples e fácil de entender: em vez de usar vasos de plástico fechados, a técnica utiliza recipientes especiais com furos nas suas superfícies ou então feitos de tecido, como os “air pots” ou “grow bags”.

Como funciona? Quando as raízes crescem e chegam perto dessas aberturas, elas entram em contato com o ar e essa proximidade faz com que elas deixem de crescer.

É como se estivesse realizando uma poda natural daquela ramificação. Esse processo estimula a planta a desenvolver novas raízes e ajuda a formar um sistema radicular mais denso, equilibrado e eficiente.

Leia também: Como montar um jardim de inverno? Inspire-se nessas 5 dicas

Como o air pruning melhora o desenvolvimento e a vitalidade das plantas? 

A técnica de air pruning previne o enovelamento das raízes dentro do vaso, favorecendo o desenvolvimento saudável e equilibrado de todo o sistema radicular da planta.

Esse processo permite que a planta esteja sempre com raízes jovens e vigorosas.

Um sistema radicular saudável e equilibrado ajuda a planta a:

  • lidar melhor com as variações de temperaturas, umidade e transplantes,
  • aproveitar melhor a água e os nutrientes da terra e da adubação, comparados aos vasos tradicionais,
  • garantir um crescimento mais vigoroso e saudável.

O resultado? Plantas mais fortes e bonitas por mais tempo.

VasoFlex da Ecotelhado: tecnologia que aplica o air pruning na prática

O VasoFlex é uma inovação da Ecotelhado que aplica o conceito de air pruning de forma inteligente e sustentável, promovendo um crescimento radicular mais saudável e eficiente.

Feito com tecido geotêxtil de alta resistência, permite a entrada de ar pelas laterais, permitindo a poda aérea natural das raízes. 

Armazena água e regula a umidade do substrato, reduzindo a frequência de regas e evitando o encharcamento. 

São produzidos com materiais resistentes à radiação UV e às intempéries, ideais para uso prolongado em ambientes externos.

E o que é melhor, ele pode ser adaptado de forma única para atender às necessidades específicas de cada projeto. 

Isso inclui uma variedade de aplicações, como jardins, hortas e floreiras, tanto em ambientes internos quanto externos, e é adequado para plantas de pequeno, médio ou grande porte.
Quer transformar a forma e o resultado do cultivo em vaso e agregar valor ao seu projeto? Entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas.