aquaponia-01

O que é aquaponia? Confira como montar a sua com Ecotelhado

Publicado

E se nós disséssemos para você que, através da aquaponia, você pode cultivar peixes e plantas em conjunto, garantindo uma alimentação saudável e ainda mais economia?

No artigo de hoje, você entenderá com detalhes no que consiste o sistema e, além disso, compreenderá como montar a sua com a Ecotelhado. 

Siga a leitura do artigo!

Afinal, o que é aquaponia e como funciona o sistema?

O termo aquaponia faz referência a um sistema de cultivo que une a Piscicultura (cultivo de peixes) e a Hidroponia (cultivos de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas na água). Todo esse sistema trabalha de forma colaborativa e integrada, fazendo com que os problemas inerentes de cada tipo de cultivo se resolvam naturalmente.

aquaponia
Como funciona um sistema básico de aquaponia. Ilustração: Vicente Henrique

A Piscicultura e Hidroponia são fisicamente separados, mas se mantém interligados por um sistema de bombeamento que leva a água com as fezes de peixe para o sistema hidropônico e ele devolve a água limpa para o tanque com os peixes.

Os peixes disponibilizam 10 dos 13 nutrientes que as plantas necessitam. Assim, o sistema é naturalmente funcional, gerando baixa manutenção e também redução de gastos com produtos químicos para o cultivo.

Conheça os principais benefícios do sistema

A aquaponia possui tantos benefícios que, em 2018, a Câmara dos Deputados analisou uma proposta que incentivava para a produção de produtos aquícolas (peixes e crustáceos) e agrícolas.

De acordo com o senador Benedito de Lira (PP-AL), autor da proposta, a aquaponia permite a produção de diversos vegetais em pequenos espaços, o que torna desnecessário o uso de adubo, pois as fezes dos peixes mineralizam a água. 

Através da proposta, os produtores que investirem no sistema terão direito a incentivos fiscais, prioridade na concessão e renovação de direitos de uso de recursos hídricos, preferência como fornecedor do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e crédito rural com juros diferenciados. Além disso, o texto também prevê programas de incentivo para a população urbana de baixa renda.

Mas, afinal, quais são os benefícios oferecidos pela aquaponia?

Entre diferentes vantagens, podemos destacar o fato de que a integração da criação de peixes com hortaliças economiza 90% de água em relação à agricultura convencional. Dessa forma, elimina completamente os efluentes no meio ambiente, pois trata-se de um sistema fechado, diferente das criações convencionais. 

Também merecem destaque questões como a facilidade de manejo e baixa necessidade de monitoramento do sistema, já que ele se destaca por ser altamente sustentável

Além dos benefícios listados, a produção de hortaliças nesse tipo de sistema é livre de agrotóxicos, pois não é necessária a utilização de nenhum tipo de elemento químico no tratamento das espécies da aquaponia.  

aquaponia
Outro exemplo do funcionamento de aquaponia. Foto: Ideia Circular

Ecotelhado oferece projetos de aquaponia

Entre os diferentes serviços oferecidos pela Ecotelhado, está a criação de projetos de aquaponia. 

A configuração de cada projeto depende dos desejos do cliente, da lotação máxima prevista e das condicionantes do local de implantação. Cada aquaponia é desenhada para ter perfeita harmonia, com o local onde será construída.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!