A aquaponia pode combinar sustentabilidade e beleza, resultando em uma solução inovadora que vai agregar valor como elemento decorativo e dar mais vida ao seu jardim.
Vários estudos comprovam que a jardinagem promove diversos benefícios para o bem-estar físico e mental.
Um deles está publicado no portal da NLM (Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos) e indica que cuidar do jardim ajuda no alívio do estresse, ansiedade e depressão.
Também auxilia a melhorar o humor, concentração e memória.
Fato é que todos experienciamos uma sensação gostosa ao vermos crescer algumas ervas ou vegetais na nossa horta, ou flores desabrochando no nosso jardim.
Essa sensação pode ser duplicada com sistema de aquaponia, afinal, ele permite que você cultive suas plantas prediletas e peixes ornamentais em um mesmo espaço, agregando valor e beleza ao seu ambiente de forma sustentável.
Ficou interessado em saber mais sobre o chamado jardim aquapônico e como você pode projetar um?
O que é aquaponia?
O termo aquaponia faz referência a um sistema que une a Piscicultura (criação de peixes) e a Hidroponia, que é o cultivo de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas na água.
Todo esse sistema trabalha de forma colaborativa e integrada, fazendo com que os problemas inerentes de cada tipo de cultivo se resolvam naturalmente.
Trata-se de um sistema sustentável que produz dois tipos de alimentos simultaneamente enquanto economiza água, por isso a aquaponia é muito utilizada na agricultura familiar, na produção de hortas e criação de peixes.
Porém, os chamados jardins aquapônicos passaram a ser elementos decorativos e estão presentes nos mais diversificados projetos, agregando valor e dando vida a ambientes externos e internos com peixes ornamentais.
Como funciona um sistema básico de aquaponia?
A Piscicultura e Hidroponia são fisicamente separados, mas se mantêm interligados por um sistema de bombeamento que leva a água com as fezes de peixe para o sistema hidropônico que, por sua vez, devolve a água limpa para o interior do tanque (aquário).
Os peixes disponibilizam os nutrientes que as plantas necessitam. Assim, o sistema é naturalmente funcional, gerando baixa manutenção e também redução de gastos com produtos químicos para o cultivo.
Em resumo, a aquaponia funciona assim:
- os peixes produzem o alimento para as plantas,
- as plantas purificam a água para os peixes.
Quais são os benefícios da aquaponia?
Pelos benefícios que aquaponia traz para o agronegócio, em 2018 a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou o Projeto de Lei 10456/18, que incentiva a utilização desse sistema para a produção aquícola e agrícola.
Para o autor da proposta, o senador Benedito de Lira (PP-AL), a aquaponia permite a produção de diversos vegetais em pequenos espaços, o que torna desnecessário o uso de adubo, pois as fezes dos peixes mineralizam a água.
Com a aprovação do Projeto de Lei, os produtores que investirem no sistema terão direito a:
- incentivos fiscais,
- prioridade na concessão e renovação de direitos de uso de recursos hídricos,
- preferência como fornecedor do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA),
- crédito rural com juros diferenciados,
- programas de incentivo para a população urbana de baixa renda.
Mas, afinal, quais são os benefícios oferecidos pela aquaponia?
Entre as diferentes vantagens, podemos destacar que a integração da criação de peixes com hortaliças economiza 90% de água em relação à agricultura convencional.
Dessa forma, eliminam-se completamente os efluentes no meio ambiente, pois se trata de um sistema fechado, diferente das criações convencionais.
Também merecem destaque questões como a facilidade de manejo e baixa necessidade de monitoramento do sistema, já que ele se destaca por ser altamente sustentável.
Além dos benefícios listados, a produção de hortaliças nesse tipo de sistema é livre de agrotóxicos, pois não é necessária a utilização de nenhum tipo de elemento químico no tratamento das espécies da aquaponia.
Benefícios de investir em sistema de aquaponia no seu jardim
Trata-se de uma alternativa econômica e inteligente para quem deseja cultivar suas plantas favoritas e peixes ornamentais em casa.
Sem contar que um projeto planejado transforma a instalação do sistema de aquaponia em um elemento decorativo, agregando valor ao ambiente e dando vida ao espaço.
Optando pelo plantio de ervas ou hortaliças, a aquaponia também é ideal para quem quer ter em casa produtos frescos e naturais, além, é claro, da beleza dos peixes.
A água é reutilizada e o seu jardim gera menos resíduos comparados aos tradicionais, ou seja, é uma alternativa sustentável.
Você e os demais moradores da casa terão um lugar exclusivo para curtir a natureza e usufruir os benefícios oferecidos pela jardinagem.
Outro exemplo do funcionamento de aquaponia.
Foto: Ideia Circular
Como aplicar a aquaponia no seu jardim?
O primeiro passo para você aplicar a aquaponia no seu jardim é escolher o local onde será instalado o sistema, considerando:
- o tamanho do espaço disponível dedicado ao aquário/tanque,
- o tempo de luminosidade solar, o ideal é que o local receba no mínimo 6 horas/dia,
- o tipo de plantas e peixes que você cultivar,
- a quantidade de peixes colocada.
Apesar de existirem diferentes tipos de projetos com designs diferenciados, de modo geral o sistema de aquaponia é composto:
- pelo tanque/aquário onde ficarão os peixes,
- o leito onde ficarão as plantas, situado na parte superior do tanque,
- uma bomba para mover a água entre o leito e o tanque.
E a manutenção?
A manutenção é simples e fácil. Requer apenas alimentar os peixes, monitorar periodicamente a qualidade da água, realizar a limpeza do sistema para retiradas de possíveis resíduos que possam se instalar e, claro, cuidar das suas plantas regularmente.
Ecotelhado oferece projetos de aquaponia
A Ecotelhado é uma empresa que tem no seu DNA o compromisso em desenvolver iniciativas mais sustentáveis e trazer espaços verdes para perto das pessoas.
Fonte: Arquivos Ecotelhado
Entre os diferentes serviços oferecidos pela Ecotelhado, está a criação de projetos de aquaponia.
Como já dissemos, o desenvolvimento de cada projeto depende da lotação máxima prevista e das condicionantes do local de implantação e claro dos desejos do nosso cliente.
Cada projeto é minimamente desenhado para garantir uma harmonia perfeita com o local onde será construído o sistema de aquaponia e para superar a sua expectativa.
Quer saber mais? Entre em contato conosco!