goteiras-no-telhado-jardins-de-chuva

O que são Jardins de Chuva e como podem ser aplicados?

Publicado

Se você mora em alguma região urbana, provavelmente já deve ter visto alguma inundação, enchente ou alagamento depois de fortes chuvas, com águas correndo pelo meio fio das calçadas e atrapalhando o fluxo da cidade.

Esses fenômenos podem acontecer devido à baixa capacidade de permeabilidade do solo, que é comum em grandes cidades em função das altas quantidades de asfalto nas ruas.

Com o objetivo de diminuir e controlar o excedente de água que ocasiona alagamentos, enchentes e inundações, a Ecotelhado desenvolveu o Sistema de Jardins de Chuva.

Para entender o que de fato é esse sistema e como ele pode ajudar no controle de alagamentos, enchentes e inundações, siga a leitura deste post!

Jardins de chuva: solução para controlar inundações e alagamentos

Esse sistema funciona como um reservatório para o excesso de águas da chuva, que devido à baixa capacidade de infiltração do solo, não consegue ser absorvido. 

Esses reservatórios que são instalados abaixo do solo, captam e retém a água excedente, segurando-a até o momento em que ela possa infiltrar-se novamente na terra.

O sistema conta com Ecodrenos, materiais de plástico reciclado exclusivo da Ecotelhado e com uma membrana permeável que envolve o sistema por completo, evitando a entrada de sólidos no reservatório. 

Os Jardins de Chuva são uma solução para controlar e evitar inundações, enchentes e alagamentos, pois ao invés de ficar parada ou correr no meio fio das ruas, a água excedente fica retida nos reservatórios do sistema e é liberada à medida que o solo possa absorvê-la novamente.

Como aplicá-los?

Esse sistema inovador é ideal para qualquer área ou região passível de alagamentos, enchentes e inundações. Os Jardins de Chuva são instalados abaixo do solo, e sua superfície permite aplicação de vegetação ou pedras, além da livre circulação de pessoas.

Para os sistemas de drenagem urbana, os Jardins de Chuva são uma ótima opção para conter enchentes, evitando que a poluição se prolifere e prejudique regiões de escoamento.

O sistema também pode ser instalado em áreas residenciais ou industriais a fim de evitar e controlar alagamentos ocasionado pelas chuvas fortes.

Enquanto o sistema de Jardins de Chuva funciona como um reservatório que capta e retém a água excedente da chuva, liberando ela à medida que o solo possa recebê-la, o sistema de Cisterna Subterrânea da Ecotelhado, além de captar a água excedente, permite a reutilização e reaproveitamento da mesma para fins diversos. 

Veja no link a seguir 3 tipos de cisternas para água da chuva e como aplicá-las.

Na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Jardins Verticais, sistemas de Telhado Verde, Piscinas Naturais, Ecopavimento e Arquitetura Verde e Biofílica. Explore nosso site e entre em contato para maiores informações sobre os nossos sistemas.