plantas hidropônicas

O que são plantas hidropônicas e onde podem ser cultivadas

Publicado

As plantas hidropônicas tornam-se cada vez mais populares nos supermercados brasileiros, devido aos inúmeros benefícios que oferecem aos seus consumidores e produtores. 

No artigo de hoje, você entenderá o que elas são, como funciona o processo de plantio, quais são os seus benefícios e onde encontrá-las.

Siga a leitura do artigo! 

O que são plantas hidropônicas? Entenda o processo

A hidroponia se refere ao cultivo de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas na água. 

Para entender o processo de hidroponia, trouxemos um trecho de um artigo publicado por Renato Duarte Plantier, no portal R7:

“As plantas hidropônicas terrestres podem ser cultivadas com as raízes na solução nutritiva mineral, tais como cascalho, lã mineral, argila expandida, entre outros. No século XVlll, pesquisadores descobriram que as plantas absorvem os nutrientes minerais essenciais como inorgânicos íons na água. Quando os nutrientes minerais no solo se dissolvem em água, as raízes são capazes de absorver. O processo hidropônico é utilizado quando os nutrientes minerais e abastecimento de água demandados por vegetais não estão presentes no solo tradicional da região.

Quais são os benefícios das plantas hidropônicas?

As plantas hidropônicas oferecem benefícios tanto para aqueles que a produzem quanto para aqueles que a consomem. 

Em meio a tantas notícias envolvendo a liberação da utilização de agrotóxicos perigosos para à saúde humana e para o ecossistema no cultivo de plantas, uma das questões que mais merece destaque é a possibilidade de reduzir o uso de agrotóxicos no cultivo hidropônico. 

O cultivo protegido, característico da hidroponia, protege a planta de doenças fúngicas, assim como de insetos e microorganismos predominantes em plantações normais. 

Outro benefício bastante importante, notório para aqueles que cultivam – mas que interfere também no bolso do consumidor – é o baixo custo com mão de obra. 

Como citado anteriormente, na hidroponia o cultivo é realizado sem solo em um ambiente protegido, o que proporciona zero gastos com gradagens, controle de ervas daninhas, capina e outras questões inerentes ao plantio tradicional. 

A irrigação e a adubagem são automatizadas, o que também reduz consideravelmente os gastos com mão de obra. 

E onde encontrar plantas hidropônicas?

As plantas hidropônicas se popularizaram muito nos últimos anos. Isso quer dizer que, felizmente, podemos encontrar plantas hidropônicas em praticamente qualquer supermercado de qualidade. 

Se você está em busca de mudas para o plantio, uma boa opção é a procura através de lojas online. 

Gostou do artigo? Se a resposta for sim, leia também nosso conteúdo que explica o que é aquaponia, um método que permite cultivar peixes e plantas em conjunto e que está disponível com a Ecotelhado.