O VERDE E A SAÚDE

Publicado

O Khoo Teck Puat Hospital (KTPH), em Singapura/SIN foi inaugurado em Junho de 2010 e traz o conceito de “hospital no jardim” ou “jardim no hospital”. O desenvolvimento sustentável e a preservação da biodiversidade são parte da filosofia do hospital, que tem grandes áreas verdes, criando habitats e um ecossistema saudável, gerando ainda uma melhora da eficiência energética e diminuição a pegada ecológica.

 

hospital 1

 

“Desde o início o hospital foi contextualizado como ‘hospital no jardim e um jardim no hospital’. Quando construímos o KTPH, garantimos que para cada metro quadrado de construção, três metros quadrados de verde seriam criados. Apesar do nosso tamanho compacto, conseguimos isso por ter jardins verticais que também complementam a fachada do edifício e linhas elegantes. Nossa intenção foi criar um ambiente de cura através de jardins para envolver os sentidos da visão, som, cheiro e toque para nossos pacientes, visitantes e funcionários. Estamos gratos por nossos conselheiros voluntários e organizações parceiras em tornar isto uma realidade. Hoje você pode encontrar um ambiente vibrante, com flora e fauna que todo o bairro Yishun pode desfrutar.” – Sr. Liak Teng Lit – chefe executivo do hospital.

 

hospital 2

 

Com a certeza da diferença que o verde faz no processo de cura, o hospital investe em terraços e telhados verdes que proporcionam um ambiente calmo e hortas que fornecem ervas e especiarias orgânicas, utilizadas nas refeições para os pacientes, cada espaço tem uma função. Alguns locais são acessíveis para os pacientes e familiares. A escolha das espécies levou em consideração o clima e a necessidade de pouca manutenção. São aproximadamente 8300 m² de área verde contribuindo para um processo de cura mais brando e suportável.

 

hospital 3