Óleo de neem para plantas: conheça benefícios e usos

Publicado

Você conhece os benefícios do óleo de neem para plantas? O produto é destaque entre os jardineiros e simpatizantes da jardinagem, tendo em vista que o óleo oferece benefícios diversos para o cultivo de flores, folhagens e hortas. 

Se ainda não sabe quais são os benefícios do óleo de neem, continue a leitura do artigo e surpreenda-se com as suas propriedades! 

Óleo de neem para plantas: o que é e para o que serve?

A planta neem é uma árvore com origem no sudeste asiático e no subcontinente indiano, suportando o calor, a poluição da água e, ao mesmo tempo  melhorando a fertilidade do solo em que está plantada. 

Um dos principais destaques da árvore é justamente o óleo que pode ser produzido através de seus frutos: o óleo de neem. 

Quando o fruto (que na verdade, é uma semente) tem sua casca retirada, podemos encontrar um tipo de amêndoa. Depois de alguns processos de limpeza, o produto é prensado a frio e, assim o óleo de neem é obtido. 

Mas, afinal, porque o óleo de neem é tão popular entre quem trabalha com ou cultiva plantas?

O produto é rico em ácidos graxos, apresentando muitas propriedades. Seu uso é destacado na jardinagem, pois é um poderoso inseticida natural, podendo ser aplicado para o combate de pragas e fungos. Ele pode ser aplicado em pequenas plantações e também em espaços de cultivo em grande escala. 

Um de seus principais benefícios é que além de controlar as pragas, o óleo de neem não afeta os mamíferos e nem o meio ambiente. Ou seja: é uma opção natural e conveniente para aqueles que se preocupam com o meio ambiente. 

Onde comprar óleo de neem para plantas?

Na Ecotelhado você pode o óleo de neem para plantas em dois formatos: na embalagem de 15ml e na embalagem de 100ml

Como ambos os produtos são concentrados, o indicado é diluir em água e aplicar sobre as plantas. É importante também não aplicar nas horas mais quentes do dia ou em dias chuvosos.

O óleo de neem pode também ser utilizado com outras funções?

Além de ser amplamente indicado para utilização com plantas, o óleo de neem pode também ser utilizado em seres humanos e animais. 

Nos animais, por exemplo, ele auxilia na combate de pulgas, carrapatos e sarnas. Para que o produto tenha efeito, basta utilizar algumas gotas do óleo no shampoo do pet. O banho deve ser conduzido normalmente, como sempre costuma ser realizado. 

Além disso, o óleo de neem é amplamente usado na indústria farmacêutica, devido às suas propriedades antibacterianas, antivirais, antissépticas e anti-inflamatórias. Muitas empresas de cosméticos tem utilizado o óleo de neem para fabricar produtos como shampoo, óleo hidratante e fortalecedor para unhas.

Então, esclareceu as suas dúvidas sobre o óleo de neem? Comente!

Você que gosta de cuidar das suas plantas e tem interesse em saber mais sobre como cuidar de uma orquídea , estamos indicando esse treinamento online para saber como cuidar dessas belezinhas. Indicamos bastante pois também aprendemos com ele nesta verdadeira aula sobre essas magníficas plantas. Além do curso em si, também é possível aprender com as dicas gratuitas disponíveis neste link clicando aqui no link: Como cuidar de Orquídeas.