Ônibus com telhado verde?

Publicado

Uma ideia que, se realmente for aprovada, tanto pela população quanto por governos, pode contribuir e muito na diminuição do aquecimento global.

O designer Marco Antonio Castro Cosio mal terminou seu mestrado em telecomunicações interativas, na Universidade de Nova York, nos EUA, e já fez um plano ambicioso para mudar a paisagem da cidade. Batizado de Bus Roots (algo como “raízes movidas por ônibus”), seu projeto pretende plantar 35 acres (cerca de 14,16 hectares) de plantas suculentas no teto de 4.500 ônibus da metrópole americana.

Segundo o site oficial da iniciativa, o objetivo é “recuperar espaços esquecidos, aumentar a qualidade de vida e fazer crescer a quantidade de espaços verdes na cidade”. A ação também combateria o efeito da “ilha de calor” – no qual fatores como concentração de poluição, excesso de obras de concreto e carência de vegetais tornam a área urbana mais quente que o normal. Em São Paulo, por exemplo, a diferença de temperaturas entre espaços urbanos e verdes pode chegar a 10ºC por causa desse “aquecimento local”.

Esse tipo de produto é desenvolvido pela nossa empresa. A Ecotelhado projeta telhados verdes para espaços urbanos com o mesmo propósito: diminuir os efeitos da “ilha de calor”. Além do Ecotelhado, nossa empresa projeta, executa e instala também a Ecoparede (ou jardim vertical) e o Ecopavimento (pavimento permeável).

A ideia de Castro Cosio conquistou o segundo lugar no concurso DesignWala Grand Idea Competition este ano.

(via)