Engenheiro agrônomo João Manuel Feijó, diretor da Ecotelhado, discute infraestrutura verde no “Edifícios Sustentáveis – Ciclo de Debates”
Fazer o reaproveitamento de água, reduzir energia e tratar o esgoto estão entre os desafios do setor da construção. O tema estará em debate nesta quinta-feira, 21, no painel “Arquitetura Paisagística nos Edifícios”, parte do evento “Edifícios Sustentáveis – Ciclo de Debates”, promovido pela Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Escola do Parlamento desta Edilidade, Basf e Fundação Espaço Eco. O debate acontece das 19h30 às 22h, na CasaE.
A palestra terá a participação do engenheiro agrônomo João Manuel Feijó, diretor da Ecotelhado e presidente da Associação Tecnologia Verde Brasil. O objetivo é abordar alternativas viáveis e criativas de transformar as habitações das grandes e médias cidades em ambientes mais econômicos e sustentáveis. “Discutir infraestrutura verde é fundamental para minimizar os problemas causados pela urbanização”, afirma.
Telhados verdes é uma das soluções que estarão em pauta. Segundo o engenheiro, que foi pioneiro no desenvolvimento da tecnologia, não basta somente instalar coberturas verdes, é fundamental repensar no processo de irrigação. “Se os telhados e paredes verdes prospetam, devemos repensar o tipo de água que também vamos usar. Aí a importância de implantarmos um sistema que trabalha com o reaproveitamento de água”, ressalta.
Feijó vai mostrar o projeto Ecoesgoto, sistema inédito no mundo que integra o tratamento de resíduos orgânicos dentro do próprio empreendimento a telhados verdes, jardins verticais e captação da água da chuva. O grande foco é o reaproveitamento de água e a economia de energia. O sistema foi reconhecido pela ONU, destaque no Congresso de Infraestrutura Verde em Nantes/França e premiado na Conferência internacional CitiesAlive.
Serviço
“Arquitetura Paisagística nos Edifícios”, parte do evento “Edifícios Sustentáveis – Ciclo de Debates”
Data: 21/11/13
Horário: 19h30 às 22h
Endereço: Avenida Professor Vicente Rao, 1195 – Campo Belo