Pavimento permeável é solução para reduzir enchentes

Publicado

Diferentes centros de pesquisas hidráulicas no país vêm testando formas de reter a água da chuva no local de origem, retardando a vazão aos lugares mais baixos, o que ocasiona enchentes e poluição do manancial. Um tipo de pavimento permeável está sendo testado no Market Place Shopping Center em São Paulo pela Ecotelhado.

O Ecopavimento é uma grelha tridimensional de plástico reciclado que foi aplicada ao gramado no sentido de permitir o transito evitando a compactação, aumentando assim a permeabilidade do solo asfalto. A água fica armazenada temporariamente no espaço vazio e aos poucos vai saindo por um sistema de drenagem.

O mesmo Ecopavimento pode, entretanto ser utilizado sobre um reservatório de plástico reciclado chamado Ecodreno, de profundidade variável de acordo com o lençol freático, aumentando exponencialmente a capacidade de retenção de água em determinado local. Assim, áreas de estacionamento poderiam ser convertidas em  lagos subterrâneos. Desta forma se pode conter a água antes dela chegar a área de alagamento.

O custo das obras contra enchentes e tratamento d’água é tão grande que seria um bom negócio para as prefeituras, a exemplo de São Paulo, instituir um abatimento de taxas e impostos, proporcional a capacidade de retenção, a quem adotar a técnica. Nesta contabilidade, poderíamos imaginar que em uma determinada área de estacionamento com elevada capacidade de armazenamento, passasse a ser interessante o seu proprietário importar o pluvial excedente de seus vizinhos obtendo crédito. Esta área continuaria podendo ser aproveitada para estacionamento ou jardim. Desta forma transformaríamos um grande problema em ter grandes negócios. Para o contribuinte, para o município e para o proprietário do imóvel.

Abaixo, você confere três vídeos que explicam ainda mais os benefícios do Ecopavimento:

Posts relacionados:

>>>>>>> Ecopavimento ajuda a diminuir enchentes

>>>>>>> Ecopavimento: altamente permeável

>>>>>>> Conheça os benefícios do Ecopavimento

>>>>>>> Pavimentação permeável