PORTLAND, A CIDADE VERDE

Publicado

A cidade de Portland nos Estados Unidos, depois de ser uma das mais poluídas do país, hoje é conhecida como a “cidade verde”. Além de um sistema de transporte público eficiente e muitos quilômetros de ciclovias, a cidade investe em telhados e ruas verdes!

O primeiro telhado verde da cidade foi instalado em 1996. De 2008 a 2013 o programa “Grey to Green” (do cinza ao verde) incentivou novas instalações para chegar a marca de 38 acres (560 locais), dando até cinco dólares para 1 pé quadrado (0.09m²). Em 2013 foram 12.440m² novos telhados instalados. Foram aproximadamente 2 milhões de dólares em incentivo. 

portlandbuilding1

Outra iniciativa da cidade é aumentar as áreas verdes nas ruas, melhorando a permeabilidade, prevenindo enchentes, que o lixo chegue aos rios e diminuindo o manejo de águas pluviais. As plantas e solos filtram os poluentes que a chuva lava das ruas.

portland-green-streets-bike-700-600

São um pouco mais de 1300 jardins de chuva evitando que 125 milhões de litros de água oleosa entrem nos sistemas de esgoto. Com o programa Green Street Stewards voluntários removem o lixo e fazem a manutenção das plantas destes locais, evitando o entupimento do sistema. portland-green-streets-business-stewards-1000-600

Portland recebe diversas comitivas de outras cidades, até mesmo de outros países para mostrar que com planejamento, estudos, simples tecnologias e incentivos é possível sim mudar o quadro de poluição e qualidade de vida de uma cidade.