Projeto de lei no Senado quer tornar edificações da União mais sustentáveis

Publicado

O senador goiano Wilder Moraes apresentou um projeto de lei – PLS 191/2013 – propondo a obrigatoriedade de a União utilizar, nas novas edificações de sua propriedade, sistemas de aproveitamento de água da chuva e telhados ambientalmente corretos. O parlamentar salienta que se faz necessário a adoção de práticas e métodos construtivos dentro da promoção de maior sustentabilidade. Com isso, é possível evitar os danos advindos do impacto ambiental gerado por edificações construídas sem preocupações ambientais.

665973_520865207941665_1182323324_o

Dentro da proposta, sugere-se o uso da água da chuva em descargas nos vasos sanitários, irrigação de gramados e plantas ornamentais, limpeza de pisos e pavimentos, espelhos d’água potável.

Construções-Ecologicamente-Corretas-300x262

Os telhados considerados ambientalmente corretos são os telhados verdes que, associados a edificações pintadas com tintas claras, evitam as ilhas de calor nos grandes centros urbanos. Telhados assim melhoram as condições térmicas e acústicas da edificação, no inverno e no verão, dispensando ou minimizando o uso de sistemas de ar condicionado ou climatização, e o aumento de áreas verdes, promovendo o sequestro de carbono da atmosfera pela vegetação.