Imagem de dois sofás brancos listrados com almofadas azuis, com fundo de jardim vertical para simbolizar um projeto de paisagismo

Projeto de paisagismo: o que é e qual a importância

Publicado

Você sabe no que consiste um projeto de paisagismo?

A beleza que a natureza nos oferece não tem comparação. Podemos fazer de tudo, mas nada que possa superar o deslumbre da criação.

Se a humanidade não consegue criar beleza maior do que aquela proporcionada naturalmente pela terra, a água, o ar e os astros, certamente tem o dom de, com criatividade, promover o melhor dessa beleza.

Isso é o que proporciona um projeto de paisagismo!

Quer saber mais sobre isso? Leia o conteúdo abaixo e confira!

O que é um projeto de paisagismo?

O projeto de paisagismo (ou paisagístico), busca melhorar ou restaurar áreas naturais ou urbanas, públicas ou privadas, tornando-as mais atraentes, aprazíveis e acolhedoras às pessoas que as frequentam.

Esse tipo de projeto incorpora elementos naturais e artificiais para criar um ambiente atrativo, seguro e saudável para a população. 

Isso inclui a criação ou a melhoria de jardins, parques e outras áreas verdes, assim como a instalação de outros elementos decorativos de diversas espécies, como fontes, esculturas, vasos e outros itens que possam embelezar com a natureza existente e instalada no local.

Tecnicamente, um projeto de paisagismo envolve uma representação gráfica pela qual são detalhadamente demonstrados todos os dados importantes a respeito dos passos para a execução do serviço a fim de desenvolver um ambiente que mantenha uma harmonia entre natureza e arquitetura.

Um projeto de paisagismo se preocupará não só com elementos estéticos, aproveitamento e incrementando recursos naturais e com seus efeitos ao bem-estar humano, mas com a própria gestão e funcionalidade do espaço.

Qual a importância de um projeto de paisagismo?

Um projeto de paisagismo é essencial para o planejamento geral de qualquer espaço aberto ou fechado que busque realçar sua beleza ou até mesmo criá-la.

Ele também é importante para garantir que qualquer alteração na paisagem seja feita de forma esteticamente agradável, ambientalmente responsável e economicamente viável.

Também ajuda no bem-estar daqueles que frequentam o espaço, fornecendo áreas verdes, melhorando a qualidade do ar e adaptando o ambiente para usos criativos que, antes do projeto, jamais teriam sido imaginados.

Projetos de paisagismo para diferentes ambientes

Para cada ambiente, há um tipo mais adequado de paisagismo.

Em uma residência, por exemplo, o projeto de paisagismo buscará harmonizar natureza e decoração, além de transformar o local em um espaço aconchegante e aprazível.

Em espaços comuns de edifícios residenciais privados, o princípio é o mesmo dos projetos de paisagismo destinados às residências, mas com uma ideia de funcionalidade mais predominante, com foco em lazer, recreação e relaxamento.

Já em edifícios privados comerciais e em prédios públicos, o grande objetivo de um projeto paisagístico é convidar e manter os frequentadores desses espaços nesses locais.

Seja qual for o ambiente a ser aplicado, você encontra na Ecotelhado diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável que tornarão o seu projeto de paisagismo não só lindo, mas memorável e diferenciado!

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!

Imagens: Arquivo Ecotelhado