Há algum tempo atrás, a gente comemorou aqui no blog duas grandes parcerias no nosso projeto Universitário Verde. Com apenas um mês de existência, o projeto já tinha conquistado duas importantes parcerias: a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade de Passo Fundo. A iniciativa visa aproximar os estudantes de ações sustentáveis.
Na UFSM (como pode ser visto nas fotos), foi instalado um telhado verde de 6,5 metros quadrados. O sistema servirá como mote de estudo para o curso de Engenharia Florestal, que irá testar as plantas mais resistentes às condições climáticas do município de Santa Maria aplicadas ao Ecotelhado. A pesquisa também se destina ao melhor aproveitamento de águas pluviais no campus.
O projeto Universitário Verde – focado em graduandos dos cursos de engenharia, ecologia, biologia, arquitetura e agronomia – tem o apoio da Associação Telhado Verde Brasil (ATV).