Imagem de uma árvore grande em um espaço vazio para simbolizar qual a importância do dia da árvore

Qual a importância do dia da árvore? Saiba mais sobre a data

Publicado

Você sabe qual a importância do dia da árvore? Hoje, dia 21 de setembro, celebramos essa data muito importante. Ela foi instituída pelo então presidente, Castelo Branco, por meio do Decreto n.º 55.795/1965.

Inicialmente, o decreto criou a “Festa Anual das Árvores” para transmitir a importância da conservação das florestas e das árvores no bem-estar dos cidadãos. 

No entanto, ainda que oficialmente incluída no calendário nacional com esse nome, a data ainda é lembrada como dia da árvore.

Neste artigo, saiba qual a importância do dia da árvore e todos os detalhes dessa data. Leia o conteúdo abaixo e confira!

Qual a origem do dia da árvore?  

Um dos mais conhecidos e primários registros referentes ao dia da árvore, aconteceu em Nebraska, nos Estados Unidos.

O editor do jornal local de Nebraska, J. Sterling Morton, tinha um entusiasmo por árvores e defendia fortemente que indivíduos e grupos cívicos as plantassem.

Quando se tornou secretário do Território de Nebraska, ele espalhou ainda mais sua mensagem sobre o valor das árvores. E em 4 de janeiro de 1872, Morton propôs pela primeira vez um feriado de plantio de árvores a ser chamado de “Dia da Árvore” em uma reunião do respectivo Conselho Estadual de Agricultura.

A data da celebração foi marcada para 10 de abril de 1872. Prêmios foram oferecidos aos municípios e indivíduos para o maior número de árvores devidamente plantadas naquele dia. Estima-se que mais de 1 milhão de árvores foram plantadas em Nebraska no primeiro dia da árvore.

A data foi oficialmente proclamada em 1874 pelo então governador de Nebraska, Robert W. Furnas, o dia escolhido foi justamente 10 de abril daquele ano. 

Em 1885, o dia da árvore foi legalmente nomeado feriado estadual em Nebraska, e a data escolhida foi 22 de abril.

A partir de então, muitos estados norte-americanos passaram a criar ou replicar o dia da árvore e tal celebração, aos poucos, vem sendo realizada por diversos países do mundo.

 O dia da árvore ao redor do mundo

Na Austrália, por exemplo, a data é celebrada em junho, e o dia nacional da árvore cai no último fim de semana de julho.

No Canadá, o “Maple Leaf Day”, cai na última quarta-feira de setembro durante a “Semana Nacional da Floresta”. Ontário celebra a “Semana da Árvore”, da última sexta-feira de abril ao primeiro domingo de maio. E a Nova Escócia celebra o dia da árvore na quinta-feira da “Semana Nacional da Floresta”.

Na China, a data é um feriado comemorado em 12 de março. A data foi escolhida para comemorar o falecimento do Dr. Sun Yat-sen, conhecido como o “Pai da China Moderna”, em 1925.

 Os alemães comemoram o dia da árvore (Tag des Baumes), em 25 de abril.

Em Israel, Tu Bishvat ou Tu B’Shevat (Ano Novo das Árvores), é comemorado no 15º dia do mês hebraico de Shevat.

A Nova Zelândia comemora a data em 5 de junho, que também é o “Dia Mundial do Meio Ambiente”.

O Reino Unido celebra a “Semana Nacional da Árvore” no início da época de plantio de árvores em novembro. Eles também celebram o “Dia Nacional de Limpeza de Árvores”, no primeiro fim de semana de dezembro.

 E no Brasil, como vocês bem sabem, o dia da árvore é 21 de setembro. Mas, afinal, qual a importância do dia da árvore? Continue a leitura e descubra!

Qual a importância do dia da árvore

Antes de saber qual a importância do dia da árvore,  é preciso fazer a seguinte pergunta: por que celebrar algo que deveríamos celebrar sempre?

Essa é a mesma pergunta que fazemos em todo dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados, páscoa, natal e entre outras datas. 

Ora, deveríamos lembrar dos nossos pais sempre, não é mesmo? Ou celebrar a vida, a ressurreição e a esperança todos os dias e não apenas na páscoa ou natal, correto? Igualmente, deveríamos sempre ser românticos e carinhosos com nossos namorados e cônjuges, e não apenas no dia dos namorados.

As datas servem como uma chama para aquecer aquela brasinha que por vezes quase é apagada pelos ventos do cotidiano. Antes que a rotina nos faça esquecer de coisas tão importantes, vêm as datas especiais e nos colocam, novamente, nos trilhos.

Com o dia da árvore não é diferente e essa data nos faz lembrar da importância de conservar e preservar os recursos naturais, como as árvores.

Além disso, ao se perguntar qual a importância do dia da árvore, lembramos das palavras: conservar e preservar.

E nesta data, lembramos e valorizamos não só a importância da preservação de árvores e de biomas inteiros, mas também da relevância de explorá-las racionalmente, adaptando-las ao ambiente em constante desenvolvimento e de inseri-las em ambientes em que elas não mais sejam prioridade.

Nesse contexto, essa data nos faz refletir sobre a importância de adaptar as cidades com mais infraestrutura verde, ou seja, uma infraestrutura que faça uso dos recursos naturais sem romper com os ciclos e recursos naturais, mas que a ele seja integrada.

Logo, não devemos temer o desenvolvimento urbano, mas cuidar para que ele respeite e até mesmo promova serviços baseados na natureza e ciclos ecossistêmicos. Para tanto, as árvores são fundamentais, afinal:

  • Produzem oxigênio através da fotossíntese;
  • Contribuem para a biodiversidade;
  • Diminuem a poluição do ar;
  • Fornecem flores e frutos que para a nossa alimentação e da fauna, além de matéria-prima para medicamentos;
  •   Geram maior conforto térmico e fornecem sombras;
  •  Servem como abrigo para outras espécies, como animais e fungos;
  •  Embelezam a paisagem urbana.

Quando falamos em expandir a área vegetada nas cidades a partir do plantio de árvores, geralmente pensamos na criação de jardins terrestres, grandes canteiros, praças e parques.

No entanto, as tecnologias de infraestrutura verde e design biofílico permitem que até as partes mais elevadas dos edifícios urbanos se revelem capazes de realizar esse serviço ecossistêmico.

Tecnologia de infraestrutura verde urbana: mais árvores para as cidades 

Em um contexto de crescente e inabalável urbanização, revela-se cada vez mais complexo expandir áreas verdes destinadas a abrigar árvores. Ou essas áreas se localizarão em regiões distantes ou será preciso transformar outras já urbanizadas.

Em menor escala, a solução é mais simples.

Topos de edifícios, por exemplo, podem abrigar verdadeiros jardins por meio de sistemas de telhado verde. Quanto maior a reserva d’água, e estando o substrato e a estrutura da laje devidamente adaptados ao porte das árvores planejadas, não há porque ser receoso em vê-las plantadas nas alturas das cidades.

Além disso, algumas árvores, especialmente muitas das que nos dão frutas que costumamos consumir no Brasil, como limoeiros, laranjeiras, macieiras, amoreiras e tangerineiras (também conhecida como bergamoteira ou mexeriqueira), são perfeitamente cultiváveis em vasos de grande porte.

Ou seja, sistemas de telhado verde, especialmente os sistemas Laminar Alto, Laminar Médio e Azul e Verde, se mostram muito adequados para expandir o plantio de árvores nas cidades, tendo como base não apenas pátios de casas, jardins, canteiros, praças ou parques, mas os próprios topos de edifícios.

Integrado ou não a esse telhado verde, podendo ocupar terraços ou mesmo sacadas, vasos como os do sistema Vasoflex são perfeitos para abrigar árvores frutíferas ou outras de porte médio, podendo ser levados de um local a outro, de acordo com as necessidades paisagísticas ou até mesmo naturais que se apresentarem.

Portanto, graças a tecnologias como essas, a inspiração trazida por datas como o dia da árvore não se limita à mobilização para expandirmos a cobertura arbórea urbana de forma tradicional, mas nos estimula a fazê-lo em lugares cada vez mais surpreendentes.

Seja como for, o importante é que tenhamos cada vez mais árvores ao nosso redor, assim, o ambiente agradece e os nossos espíritos, mais ainda!

Agora que você já sabe qual a importância do dia da árvore,  conheça mais sobre a Ecotelhado! Oferecemos diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável.

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais!

 Entre em contato e faça seu orçamento.

 

Texto: Renan E. M. Guimarães

 *Imagens:

  1. Figura 1 (capa): Disponível em: <https://www.ecoresponse.com.br/blog/noticia-interna/dia-da-arvore-200>.
  2. Figura 2: Disponível em: <https://www.arborday.org/celebrate/history.cfm#:~:text=Arbor%20Day%20was%20officially%20proclaimed,for%20its%20permanent%20annual%20observance.>.
  3. Figuras 3 e 4: Arquivo Ecotelhado.

*Fontes:

  1. HISTORY OF ARBOR DAY. Disponível em: <https://www.arborday.org/celebrate/history.cfm#:~:text=Arbor%20Day%20was%20officially%20proclaimed,for%20its%20permanent%20annual%20observance>
  2. .ARBOR DAY AROUND THE WORLD. Disponível em: <https://www.arborday.org/celebrate/world-dates.cfm.