Saiba como utilizar a energia e ter economia

Publicado

Tentando esclarecer algumas dúvidas, listamos algumas das perguntas mais frequentes sobre noções em economia energética.

Posso instalar meu ar-condicionado em qualquer parte da casa que isso não influencia no consumo.

Falso. Quando colocados em locais com alta incidência solar, os aparelhos de ar-condicionado tendem a aumentar o uso de eletricidade. Por isso, procure instalá-los em um local onde bata menos sol ao longo do dia, e se não for possível, coloque uma proteção sobre ele, sem bloquear as grades de ventilação.

Secar roupas e panos na parte traseira da geladeira aumenta o consumo.

Verdade. Isso sobrecarrega o aparelho e não apenas aumenta o consumo, como também o risco de causar um choque. Por isso, mantenha essa área livre para a circulação de ar.

Fazer emendas no chuveiro elétrico aumenta a conta de luz. 

Verdade. Essas adaptações são perigosas e causam aumento do consumo e danos ao chuveiro e à instalação elétrica. Por isso, jamais faça emendas e use sempre resistências originais, verificando a potência e a voltagem correta do aparelho.

Dispositivos eletrônicos como fax, impressora e até pen drive consomem energia.

Verdade. Esses acessórios muitas vezes ficam ligados sem motivo, o que causa uma despesa desnecessária na conta de luz. Por isso, desligue tudo que não estiver sendo utilizado – inclusive o computador!

Lâmpadas amarelas incandescentes iluminam mais.

Falso. Uma lâmpada fluorescente convencional de 40 W ilumina mais que uma incandescente de 150 W, além de durar dez vezes mais. Isso sem contar que existem lâmpadas fluorescentes brancas e amarelas.

É melhor passar as roupas aos poucos, do que todas de uma vez.

Falso. Com isso você fará com que o ferro consuma muita energia para aquecer a cada vez que o ligar. O ideal é acumular todas as roupas e passá-las de uma vez só. Aproveite ainda para passar as peças delicadas no início ou no final do processo, aproveitando enquanto o ferro aquece e esfria.

Luz e ventilação naturais são as melhores escolhas.

Verdade. Além de economizar energia com lâmpadas e ar-condicionado, estudos comprovam que pessoas que ficam muito tempo em locais fechados produzem menos e adoecem com mais frequência. Por isso, abra as janelas e deixe a luz e a brisa entrarem!

Em um ambiente coletivo, é melhor usar várias lâmpadas de baixa potência do que uma única de alta potencia (e que consome mais).
Falso. Onde for possível, use uma única lâmpada de maior potência e com alcance maior, em vez de várias de potência menor.

As cores das paredes influenciam no consumo de energia.
Verdadeiro. As cores claras refletem a luz e reduzem a necessidade de mais pontos de iluminação. Por isso, pinte as paredes e tetos das áreas comuns, como corredores, escadas e halls dos elevadores, com cores claras, como branco e bege.

Vale a pena instalar minuterias e sensores de presença nas áreas comuns do condomínio.
Verdadeiro. Esses dispositivos permitem manter as lâmpadas acesas apenas por um período determinado, ou quando detectam a presença de alguma pessoa. Com isso, evita-se que as luzes funcionem sem necessidade e a economia pode chegar a 83%.

Chamar mais de um elevador não aumenta o consumo de energia.
Falso. Ao solicitar mais de um equipamento, você está emitindo um sinal para que outros elevadores se desloquem até o seu andar e, com isso, gastem energia sem necessidade. Além de chamar apenas um elevador, procure também não sobrecarregá-lo com pesos acima do indicado e aperte o botão apenas uma vez.

Fios desencapados aumentam o consumo de energia.
Verdadeiro. Além de provocar a perda de energia, esses fios podem causar um curto circuito e levar até a incêndios. Lembre-se ainda de que as normas técnicas proíbem a existência de fios soltos, eles devem estar sempre dentro de eletrodutos.

O uso de equipamentos de segurança aumenta muito o consumo de energia.
Falso. Os equipamentos de segurança gastam uma quantidade irrisória de energia elétrica e podem ser bastante eficazes na segurança do condomínio.

Limitar o horário de uso das áreas de lazer ajuda a reduzir o consumo.
Verdadeiro. Ambientes como sala de estar coletivas, quadras esportivas, salões de jogos e saunas consomem uma grande parcela de energia gasta pelo condomínio. Por isso, reunir pessoas e estabelecer horários específicos de funcionamento para cada um deles é o mais indicado.

Vazamentos de água contribuem para o aumento do consumo.
Verdadeiro. O desperdício de água e vazamentos também contribui para o aumento do consumo de energia, além de exigir mais do conjunto de motor-bomba. Por isso, evite acionar o sistema muitas vezes por dia e não utilize-o no horário de ponta da carga do prédio e do sistema elétrico da concessionária.

É importante ter consciência na hora de construir sua edificação. A maioria da energia gasta sem necessidade pode ser amenizada com um bom projeto arquitetônico sustentável. Claro que questões do dia dia, como a utilização correta de aparelhos eletrodomésticos contam muito para economia de energia, porém sempre se deve considerar a importância de pensar e planejar em como reduzir impactos desnecessários.

194-energia_verde1

 

Referência: Ecodesenvolvimento

*Texto | Catarina Schmitz Feijó