SEIS MITOS SOBRE TELHADOS VERDES REVELADOS – Parte 1

Publicado

Os telhados verdes estão se espalhando por todos os lugares, até mesmo em escolas e prédios residenciais. Com o aumento da popularidade, suposições generalizadas e concepções errôneas, surgem como parte do processo. Que as coberturas vivas precisam de muita manutenção, que elas estão em fase experimental e são altamente arriscadas, são exemplos desses falsos boatos.

b1240dd7d32533e3026ec9ad727e9b20

MITO NÚMERO 1: COBERTURAS VEGETADAS SÃO NOVAS E EM FASE EXPERIMENTAL, COMO PARTE DE UMA TENDÊNCIA VERDE.

Existem relatos de telhados vivos protegendo casas com duração superior a 70 anos. Na Alemanha, onde consta o maior número de estudos e pesquisas sobre o assunto, eles foram indicados como potencial para redução de custos de aquecimento e refrigeração, redução do escoamento de águas pluviais (e, portanto, inundações) e opção facultativa de um espaço agregado, que por sua vez aumenta o valor de uma propriedade no mercado. Os tetos verdes estão presentes em bairros desde 1943. O que de fato é recente é a maneira como são executados, alguns termos técnicos e a leveza e praticidade. Assim, percebemos que as novas tecnologias só têm qualificado os Ecotelhados pelo mundo.

MITO NÚMERO 2: ESSES SISTEMAS SÃO APENAS PARA EDIFÍCIOS SUSTENTÁVEIS.

Com certeza existem muitas certificações de edifícios sustentáveis que reconhecem pontos pela instalação de telhados verdes, os benefícios ambientais são inegáveis. Contudo, até casas que não têm um objetivo ecológico específico, podem se beneficiar das melhoras estéticas e econômicas que esse tipo de tecnologia pode oferecer. Os Ecotelhados são excelentes para melhorar a qualidade do ar, melhorar a temperatura do ar e podem ser instalados em edifícios comerciais e residenciais, casas, escolas, entre outros imóveis.

1187024_668063159871413_1713503830_n

MITO NÚMERO 3: TELHADOS VERDES PODEM SER BONITOS, MAS ELES CAUSAM PROBLEMAS ESTRUTURAIS E VAZAMENTOS

Essa é provavelmente uma das preocupações mais citada por clientes. Mas é importante lembrar: para um teto não vazar, é preciso ter boa instalação e especificações do design estrutural qualificadas. Todos os telhados devem possui uma membrana impermeável apropriada, inclusive as coberturas vegetadas. Não existem estudos que sugerem que telhados verdes aumentam o vazamento na casa ou afetam a sua estrutura. Se ela é projetada com eficiência, o Ecotelhadoagrega valores ao imóvel.

Confira no dia 07 de janeiro a revelação de outros três mitos sobre telhados verdes.