SEIS MITOS SOBRE TELHADOS VERDES REVELADOS – parte 2

Publicado

MITO NÚMERO 4: TELHADOS VERDES SÃO CAROS E DIFÍCEIS DE IRRIGAR

Muitas pessoas acreditam que um telhado verde precisa ser plantado com suculentas ou plantas desse tipo, por que é impossível ou muito caro manter a irrigação. A realidade é que todos os telhados vivos precisam de irrigação no começo, enquanto as raízes das plantas estão se estabelecendo. No entanto, combinar plantas nativas com plantas que reservam água, pode ser uma opção de diminuir a necessidade de irrigação, considerando a adaptação ao clima da região e agregar valor estético ao telhado. Ainda existem sistemas de reserva de água, como o nosso Sistema Laminar Alto, onde você reserva água e aproveita para irrigação e outros fins.

Sorocaba-Casa dos Platanos - Arq. Marco Peres (2)
Sistema Laminar

MITO NÚMERO 5: PARA FAZER UM TELHADO VERDE BASTA COLOCAR TERRA E GRAMA NO TELHADO

Cuidado. Esse é um dos mitos mais perigosos sobre telhados verdes. Uma cobertura com vegetação que não dará problemas no futuro requer planejamento e bons materiais. Conforme mencionamos no terceiro mito, telhados verdes não dão problemas estruturais à sua casa, basta instalar com conhecimento. Como toda reforma ou manutenção de telhados, ainda que seja simples, é preciso analisar a estrutura da casa ou prédio, e somente assim, projetar um teto verde que leve em conta o peso que pode suportar, bem como características de clima e umidade.

MITO NÚMERO 6: UMA COBERTURA VEGETAL É MUITO CARA E COMPLICADA.

Parece que muitas pessoas se sentem intimidadas com esse tipo de cobertura por acreditarem que o preço não é acessível e a mão de obra é extensa. Contudo, como já comprovamos, é tudo uma questão de planejamento. É importante usar materiais de qualidade e contratar uma equipe qualificada para garantir a duração do telhado e pouca manutenção. E lembramos: você ainda pode optar por modelos como o Sistema Laminar Alto, no qual você pode ter uma reserva de água, e assim, reduzir o consumo de água e luz, economizando seu dinheiro no final do mês. Ainda é bom lembrar que sistemas ecológicos e sustentáveis agregam valor ao imóvel na hora da venda.

Acesse aqui os nossos sistemas de telhado verde e descubra qual é o mais adequado para o seu imóvel.