SINAIS DE PREOCUPAÇÃO E SINAIS DE ESPERANÇA – NA PAUTA: ÁGUA

Publicado

Com a temporada de mudança, encontro-me a refletir sobre o ano passado e as razões para tanto alarme e espero que o nosso futuro global da água.

3271952766_cc1f1691c7_z
Crianças na Índia levando água. Foto: Adam Valvasori / Flickr

3 razões para preocupação

Há muitas razões para estar preocupado com os desafios de recursos hídricos em todo o mundo, mas três em particular sucesso com vigor durante o ano passado:

Crises de seca e de alimentos

O primeiro sinal de alarme soou na África, onde vários países estão sofrendo algumas das piores escassezes de alimentos devido à seca em mais de uma década, impulsionado por um dos mais fortes El Niño no registro. Grupos internacionais de ajuda estimam que um milhão de crianças na África Austral e Oriental estão sofrendo de desnutrição severa, e 2,5 milhões de pessoas em toda a África Austral estão em fases de crise de insegurança alimentar.

Enquanto esta crise foi impulsionada pelo clima, ele destaca o tipo de miséria humana que resulta da seca combinada com os recursos hídricos frequentemente mal geridos, tais como práticas de irrigação ineficientes e práticas de infiltração durante as secas. É também um prenúncio de rupturas que a mudança climática provavelmente vai trazer mais, especialmente em partes da América Latina, África e Ásia, onde as populações pobres são especialmente vulneráveis.

Chuvas extremas e inundações

O segundo alarme lamentou sobre o problema oposto: muita água, caindo muito rapidamente. cheias do rio causou US $ 104 bilhões em danos em 2014, e as inundações (rio e costeira) composta quase metade de todos os desastres relacionados ao clima nas últimas duas décadas, de acordo com a UNISDR. As inundações são tão perenes quanto as temporadas em muitas partes do mundo, mas estudos mostram claramente que os extremos de precipitação diários subiram nos últimos 50 a 100 anos tanto quanto 1-2 % a cada década desde os anos 1950. Apenas nos últimos seis meses, três vezes, chuvas em Chennai, na Índia matou cerca de 300 pessoas, enquanto inundações recordes no sul dos Estados Unidos (26 polegadas caiu em algumas áreas ao longo de apenas três dias em março) levaram à evacuação de 3.500 casas.

A emergência de águas subterrâneas em silêncio

Tem sido conhecido há algum tempo que estamos drenando aquíferos do mundo mais rápido do que podemos substituí-los, mas a nova análise pinta um quadro ainda mais gritante do que muitos acharam. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Irvine, utilizando dados de missão GRACE do satélite da NASA, descobriu que, desde 2003, as reservas de água em 21 dos 37 maiores aquíferos globalmente declinaram. Além disso, mais de metade dos aqüíferos estão esgotados até o ponto que o abastecimento de água da região está em risco. Esta é uma perspectiva assustadora, como mais do que 2,5 bilhões de pessoas dependem de aquíferos como a sua principal fonte de água, e é muitas vezes o reservatório de emergência para a agricultura e uso municipal quando os rios não estão fluindo.

3 razões para ter esperança

No entanto, enquanto as estatísticas são chocantes, também estamos em um momento de oportunidades sem precedentes para uma melhor gestão da água. Novos exemplos continuam a surgir sobre a forma como as empresas, cidades e governos estão entendendo as conexões entre água e clima, tomando as medidas corretas para capitalizar sobre eles, e começando a escalar estratégias que funcionam. Algumas oportunidades poderosas estão diante de nós que podem ajudar a criar um futuro mais seguro à água:

Alinhando o Acordo de Paris e SDGs

Nos últimos seis meses vimos a adoção internacional de dois acordos notáveis: as novas metas da ONU do Sustainable Development Goals (SDGs) e do Acordo do Clima de Paris. Estes compromissos internacionais pode realmente reforçar-se mutuamente, se bem implementada. Um estudo realizado pela Parceria de água francês e Coalition Eau observou que 92 % dos 100 países com novos planos de adaptação de água, é mencionada como a área de prioridade máxima. O objetivo SDG na água pela primeira vez inclui uma meta (SDG 6.4) sobre as retiradas sustentáveis e melhorar a eficiência do uso da água setorial. Tomados em conjunto, estas são oportunidades para as comunidades de se adaptar melhor às realidades climáticas futuras e satisfazer as suas necessidades de água.

Na verdade, a melhor gestão da água pode realmente ajudar a alcançar algumas das metas traçadas no novo acordo climático. Energia necessária para bombear e tratar a água é enorme, com algumas estimativas colocando-a em 13 % o uso de eletricidade nos EUA, e ainda pode ser mais alto, onde a água é movida longas distâncias, como na Califórnia (19 % do consumo total de energia elétrica). Tendo que bombear água de profundas bacias subterrâneas ou o desperdício de água por meio de usos ineficientes e as tubagens de evacuação toma um pedágio tremendo de energia. Melhorar a gestão da água e ter mais eficiência pode ajudar a reduzir o uso de energia e as suas emissões associadas.

Ajuda aos agricultores produzir mais com menos água

Globalmente, a agricultura usa 70 % de toda a água e consome mais do que qualquer outro setor. Muitos dos pobres do mundo sobrevivem com alimentos que crescem na terra, e a comida que vendem é vital para a segurança alimentar mais ampla em muitos países. Em Burkina Faso, Etiópia e em outros lugares na África, os agricultores estão agora a empregar estratégias simples “regeneradoras” como permitir que as árvores cresçam em fazendas e aproveitando águas pluviais, a fim de melhorar a umidade e fertilidade do solo. Esses agricultores têm aumentado a produtividade das culturas e ajudando a restaurar aquíferos e poços esgotados. Na verdade, pesquisas recentes mostraram que as abordagens para melhorar a terra e a gestão da água em apenas 25 % da África Subsaariana, 300 milhões de hectares de terras cultiváveis privilegiada resultaria em um adicional de 22 milhões de toneladas de alimentos.

De uma forma muito diferente, a atribuição de direitos de água da Austrália e no sistema comercial para a bacia do rio Murray Darling transformou seu sector agrícola. O sistema permite que os agricultores decidam rapidamente o que plantar, ou vender as suas dotações anuais de água, com base nas condições de mercado. Ajudou o comércio no setor da agricultura comercial do país para culturas de maior valor econômico (por exemplo, vinho, frutas e nozes) e incentivadas práticas de irrigação e de cultivo mais eficientes.

As cidades podem liderar o caminho

Metade da população mundial vive em cidades, que estão se esforçando para satisfazer as necessidades das populações em crescimento e as economias como eles competem por escassos recursos hídricos em muitas áreas. No entanto, as cidades também estão a emergir como centros de inovação da gestão da água.

Na Austrália ao longo dos 15 anos de seca, que começou em meados dos anos 1990, causou nas cidades grandes investimentos para fazer programas de água-eficiência. Como a instalação de luminárias de baixo fluxo em casas e prédios, proporcionando partilha de custos para retrofits e sistemas de reciclagem de água e exigindo novos edifícios de ter sistemas para capturar a água da chuva para fins não-potáveis. De acordo com um novo relatório que analisa as lições da experiência do continente, o Sudeste Queensland teve redução da demanda de água residencial em 60 % durante a seca (para 33 litros per capita por dia), e, desde então, só aumentou para 45 litros per capita por dia desde que a seca terminou. Estas economias ajudaram a retardar ou eliminar a necessidade de infra-estrutura cara de águas residuais para acomodar população futura e crescimento econômico.

Cidades ao redor do mundo também estão voltadas a tratamentos intensivos em energia, e de águas residuais, tratamento com plantas, muita gente esta buscando uma solução inovadora. A “lama”, ou a matéria orgânica que sobraram de tratamento de águas residuais, pode ser usado para produzir metano, que pode alimentar as instalações de tratamento ou veículos de combustível. Cidades como Alemanha, China, Estados Unidos e em outros lugares estão experimentando com esta tecnologia de resíduos em energia, mas o potencial para áreas urbanas em todo o mundo é enorme. De acordo com o Banco Mundial, 168 terawatts-hora (TWh) de energia – o equivalente a 23 grandes usinas termelétricas – está disponível em economia de energia do setor de tratamento de águas residuais de cada ano.

Os desafios que enfrentamos são inegavelmente enormes. Mas não podemos dar ao luxo de estar em negação, ou torcer a mão, ou deixar a complexidade nos paralisar. O tipo de ações descrito acima e muitos mais, pode e vai fazer uma diferença mensurável. Existe motivo de preocupação? Claro. Existe igualdade razão para esperança? Sim. Agora é a hora de aproveitar as oportunidades claras diante de nós e agir.

*Texto | Catarina Schmitz Feijó