Imagem de um projeto realizado pela ecotelhado que simboliza o sistema de irrigação para telhados verdes

Sistema de irrigação para telhados verdes: conheça os principais tipos e suas vantagens

Publicado

Recentemente, boa parte do Brasil sofreu com uma onda de calor escaldante e o uso de aparelhos de ar condicionado foi tão intenso que levou a cidade de São Paulo a um apagão como há muito tempo não se via. Em outras cidades pelo país não tem sido tão diferente.

Assim, em períodos de seca e de temperaturas escaldantes, outros recursos como um sistema de irrigação para telhados verdes, se apresentam com ainda mais importância, oferecendo muito mais do que um refúgio verde em meio à selva de pedra da cidade, mas um papel vital na mitigação do calor e na promoção da biodiversidade urbana.

Que tal saber sobre os tipos de sistema de irrigação mais comuns para telhados verdes, explorar suas características técnicas e entender as vantagens que cada um oferece? 

Então, continue a leitura abaixo e confira!

Sistema de irrigação para telhados verdes: conheça os tipos e suas vantagens

Para garantir que esses ecossistemas suspensos prosperem e forneçam às edificações que cobrem um dos seus principais benefícios, o conforto térmico, especialmente em épocas de intenso calor, uma consideração crucial é a escolha do sistema de irrigação mais adequado e mantê-lo em bom funcionamento.

Então, abaixo, separamos os 3 principais tipos de sistema de irrigação para telhados verdes. Confira!

1.Irrigação por gotejamento

Em regiões assoladas pelo calor e seca e em países tropicais, a irrigação por gotejamento emerge como uma solução precisa e eficiente para manter a vida vegetal vibrante.

Como funciona:

Neste método, pequenos tubos transportam a água diretamente para a base de cada planta, liberando gotas lentas e controladas. É um processo de baixa pressão que assegura uma distribuição uniforme e sem desperdícios.

Vantagens:

Precisão cirúrgica: A água atinge diretamente as raízes, evitando desperdícios e promovendo um uso eficiente.

Economia hídrica: A quantidade de água fornecida é ajustada às necessidades individuais de cada planta, reduzindo o consumo.

Automatização amigável: Pode ser facilmente integrado a sistemas automatizados, permitindo um controle preciso e programação conveniente.

2.Irrigação por aspersão

Em áreas urbanas onde as temperaturas podem atingir picos insuportáveis, a irrigação por aspersão emerge como uma opção refrescante, oferecendo benefícios além da simples hidratação das plantas.

Como funciona:

Neste método, a água é pulverizada sobre o telhado em forma de gotículas finas, simulando a chuva. Isso é alcançado por meio de aspersores estrategicamente posicionados, proporcionando uma cobertura completa da área.

Vantagens:

Cobertura homogênea: A água é distribuída uniformemente sobre todas as plantas, garantindo que nenhuma fique sedenta.

Resfriamento térmico: Contribui para a redução da temperatura nas superfícies, auxiliando no controle térmico do ambiente.

Versatilidade adaptável: Pode ser ajustado para diferentes padrões de aspersão, adaptando-se às necessidades específicas do telhado verde.

3.Irrigação subterrânea (Subirrigação)

A irrigação subterrânea, ou subirrigação, revela-se como um tesouro oculto, mantendo a eficiência da hidratação enquanto preserva a estética do telhado verde.

Como funciona:

Neste método, a irrigação se dá por capilaridade, por meio de reserva d’água situada sob a superfície, mantendo constantemente hidratadas as raízes das plantas.

Vantagens:

Estética preservada: Fica invisível aos olhos, mantendo a beleza natural do telhado verde.

Conservação hídrica: Minimiza a evaporação, maximizando o aproveitamento da água fornecida.

Prevenção de doenças: Reduz o risco de doenças nas plantas, pois a água é direcionada diretamente para as raízes, evitando o contato com as folhas, e não fica exposta ao ar livre, evitando a propagação de doenças.

Irrigação combinada?

Em épocas de temperaturas mais amenas, sistemas de telhado verde da Ecotelhado, como o Azul e Verde, Laminar Médio e Laminar Alto, sequer precisam de uma irrigação ativa, pois ela acaba se dando passivamente, apenas com a água da chuva retida em seus módulos, os quais são capazes de reservar 50 (Laminar Médio), 100 (Azul e Verde) e até 160 litros de água por metro quadrado (Laminar Alto).

No entanto, em outros períodos mais quentes e secos, essa irrigação poderá se dar combinadamente, ou seja, além da subirrigação, ela também precisará ser feita, em alguns dias, por aspersão.

Escolhendo o sistema de irrigação certo para seu telhado verde!

Seja para períodos de calor implacável, secas prolongadas ou para épocas em que as estações do ano se apresentam de forma amena, a escolha entre irrigação por gotejamento, aspersão ou subirrigação depende das necessidades específicas do seu telhado verde e das condições climáticas em que ele se encontra.

Sabia que na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável?

Então visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Floreira Modular Rooftop, Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais!

Entre em contato para fazer o seu orçamento!

Imagens: Arquivo Ecotelhado