patio-casa-sustentavel

Sistemas construtivos para uma casa sustentável

Publicado

Você já pensou na ideia de construir uma casa sustentável? Ou mesmo já pensou em fazer uma reforma ecológica em sua residência e tornar os ambientes mais próximos da natureza?

Essa é uma forma de melhorar a qualidade do ar de sua casa, além de agregar mais tranquilidade e conforto ao seu lar. Sem contar que você vai colaborar com a preservação do Planeta e incluir hábitos mais saudáveis em sua rotina.

Quer saber mais sobre sustentabilidade?

Continue a leitura do post e descubra!

Como construir uma casa sustentável?

Reduzir ao máximo o uso de materiais de construção que são prejudiciais à natureza, bem como a quantidade de lixo gerado ao longo da obra são algumas das principais atitudes a serem tomadas ao construir uma casa sustentável.

Além disso, é preciso pensar em sistemas inovadores que utilizem fontes de energia renováveis, colaborando assim com a preservação dos recursos naturais do Planeta Terra.

Nesse sentido, projetar a sua casa sustentável com um telhado verde ecológico e contar com um sistema de energia solar podem ser perfeitas alternativas.

Inclusive, a Ecotelhado lançou um novo sistema construtivo baseado na permacultura que aproveita ao máximo os recursos naturais e prioriza a baixa produção de resíduos.

Sem contar no conceito de arquitetura verde que você pode incluir nos ambientes internos e externos de sua residência através de jardins verticais, lagos e piscina naturais, paredes verdes e demais sistemas de cunho preservacionista.

Outra solução bastante interessante para incluir em uma casa sustentável é o pavimento permeável drenante, que confere um aspecto visual inovador para o seu imóvel, colabora com o meio ambiente e evita poças e alagamentos em seu terreno.

Separar um cantinho exclusivo para o cultivo de hortaliças e temperos também é uma ótima ideia para aplicar sustentabilidade em casa, sendo que você ainda poderá utilizar os alimentos no preparo das refeições de sua família e tornar seus hábitos alimentares mais saudáveis.

Vantagens de viver em um espaço verde e sustentável

Além de beneficiar a natureza, uma casa sustentável também confere benefícios para a nossa mente e estilo de vida, trazendo mais tranquilidade e nos desconectando da rotina agitada das grandes cidades.

Nada melhor do que ouvir uma boa música e cultivar suas plantas e vegetais preferidos no conforto de sua própria casa, não é mesmo? Sem contar na ideia de que você pode decorar o entorno da sua horta com artesanatos feitos de materiais reciclados, despertando a sua criatividade e conferindo personalidade à sua horta.

Na Ecotelhado você encontra diversas soluções em Sistemas de Arquitetura Verde, Jardim Vertical, Telhado Verde e Horta Vertical Urbana! Explore nosso blog, a loja online e torne seus ambientes mais sustentáveis!