Sistemas de escoamento: Ecodreno Cisterna Vertical para Drenagem

Publicado

Os sistemas de escoamento demonstram-se cada vez mais importantes em diferentes tipos de construções. Tendo em vista a sua relevância, o artigo de hoje explica o que é o Ecodreno, uma Cisterna Vertical para Drenagem Inteligente utilizada pela Ecotelhado.

Siga a leitura!

Entenda como funciona o sistema de escoamento Ecodreno

De acordo com o dicionário, a palavra escoamento significa “plano que, geralmente inclinado, pode utilizado para escoar água; superfície inclinada por onde as águas podem escoar”.

Os Sistemas de Escoamento auxiliam na prevenção de enchentes em locais com propensão para o acontecimento.

O Ecodreno, por sua vez, é um sistema de retenção, drenagem e infiltração de água da chuva. Funciona como uma cisterna modulada subterrânea, deixando espaço livre para trânsito.

Desenvolvido pela empresa Ecotelhado, especializada em Design Biofílico, o Ecodreno oferece diversos benefícios além do escoamento de líquidos. A água armazenada pode ser usada uso na irrigação de plantas, na descarga de sanitários ou como infiltração para recarga de aquíferos.

O sistema é feito principalmente de plástico reciclado, formando colunas, dando estrutura ao dreno urbano e impedindo seu desmoronamento.

Existem dois tipos de reservatórios: os Jardins de Chuva com Membrana Permeável e Cisterna de água da chuva.

Os Jardins de Chuva com Membrana Permeável aumenta a capacidade de infiltração da água da chuva e serve como um reservatório de amortecimento. Ele diminui a chance de enchentes, porque retém essa água da chuva até o momento em que ela possa possa infiltrar-se novamente no solo.

O sistema tem uma membrana permeável que o envolve, permitindo a entrada da água da chuva e evitando a entrada de sólidos no reservatório. Ele oferece benefícios como o controle de inundações e aumento da capacidade de infiltração da água.

Já a Cisterna de água da chuva é um reservatório impermeável modulado usada para o reaproveitamento da água da chuva. Pode ser instalada sob jardins, estacionamentos ou pavimentos permeáveis.

Armazenar a água da chuva em cisternas ou reservatórios, ajuda a diminuir a demanda de água de abastecimento e reduz os picos de volume de água nos leitos dos rios, reduzindo o risco de enchentes nas cidades.

Entenda os benefícios do sistema de escoamento Ecodreno

O Ecodreno oferece muitos benefícios aos seus usuários. Entre eles, podemos destacar:

  • Diminui o gasto de água de abastecimento, porque armazena chuva em cisternas ou reservatórios;
  • Reduz os picos de volume de água nos leitos dos rios, reduzindo o risco de enchentes nas cidades;
  • Pode ser usado como reservatório de água contra incêndio, reservatório de água industrial ou como cisterna para captação de água para irrigação de telhado verde, jardim vertical ou brise vegetal;
  • É fácil de ser instalado sob jardins, estacionamentos ou pavimentos permeáveis;