Conheça as soluções baseadas na natureza que ajudam na prevenção de enchentes

Publicado

Por Renan Eschiletti Machado Guimarães.

As águas trazidas pelos alagamentos, enchentes e inundações que submergiram centenas de cidades do Rio Grande do Sul estão baixando. Iniciam-se, agora, outras fases, entre as quais está a busca por soluções para que um desastre dessas proporções nunca mais se repita.

E, por falar em soluções, parte delas está na natureza: são as Soluções baseadas na Natureza (SbN) e suas tecnologias de infraestrutura verde, essenciais para complementarem um sistema tradicional de prevenção de alagamentos, enchentes e inundações.

Quer saber mais sobre isso? Então leia o conteúdo abaixo. Confira!

ALAGAMENTO, ENCHENTE E INUNDAÇÃO: ENTENDA A DIFERENÇA

Antes de respondermos à pergunta principal desse texto, é preciso esclarecer qual a diferença entre alagamento, enchente e inundação. Isso porque as soluções baseadas na natureza e as tecnologias de infraestrutura verde podem ser suficientes para, por exemplo, evitar alagamentos, mas certamente não o são no combate a uma enchente ou inundação, ainda que, nesses últimos casos, auxiliem na sua prevenção e na mitigação de danos.

Alagamento

Um alagamento é o mero acúmulo de água nas ruas e nos perímetros urbanos, e geralmente é causada por simples problema de drenagem, que vão desde a sua completa ausência, passando por infraestrutura inadequada, má conservação e defasagem tecnológica.

Trata-se de um problema corriqueiro, sem maiores consequências para a região atingida, mas que, evidentemente, gera transtornos que afetam a qualidade de vida ambiental daqueles que vivem nos seus arredores e por ele transitam.

Enchente

Por outro lado, uma enchente, ou cheia, envolve o aumento temporário do nível d’água no canal de drenagem devido ao aumento da vazão, atingindo a cota máxima do canal.

Quando o corpo d’água não consegue comportar o volume extra, a água transborda para áreas próximas, como margens e várzeas. Em áreas pouco habitadas, a natureza pode absorver gradualmente o excesso de água, enquanto em áreas densamente povoadas, os danos podem ser significativos, como tem acontecido no Rio Grande do Sul.

Inundação

Uma inundação é o transbordamento das águas de um canal de drenagem, atingindo com força as áreas marginais (planícies de inundação ou área de várzea) e avançando de forma mais abrangente e severa, resultando na cobertura extensa de espaços terrestres.

Pode ser causada por diversos fatores, incluindo enchentes, alagamentos, rompimento de barragens, tsunamis ou marés altas. As inundações têm o potencial de afetar vastas regiões, provocando grandes perdas econômicas e sociais. O processo de recuperação pode ser longo e oneroso, dependendo da gravidade e extensão dos danos.

No Rio Grande do Sul, houve cidades que sofreram apenas alagamentos, mas, se fôssemos classificar o desastre a partir de uma análise mais ampla, considerando a extensa região severamente afetada, a brutal precipitação pluviométrica do mês de maio de 2024, os danos humanos, ambientais e socioeconômicos e os imprevisíveis desafios para a recuperação, não há dúvidas de que houve, no estado, uma inundação.

SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA E INFRAESTRUTURA VERDE

Então, como combater esses problemas? Soluções tradicionais de engenharia, como diques, barragens, canalizações e sistemas de bombeamento são imprescindíveis. No entanto, podem e devem ser acompanhadas por aquelas baseadas naquilo que a própria natureza pode fazer em favor das pessoas e da fauna e da flora que as envolve.

São as Soluções baseadas na Natureza (SbN) e a infraestrutura verde desenvolvida a partir delas.

Soluções baseadas na Natureza (SbN)

Soluções baseadas na Natureza (SbN) são iniciativas inspiradas e sustentadas pela natureza, que são econômicas e oferecem vantagens ambientais, sociais e econômicas simultaneamente.

Essas soluções ajudam a desenvolver resiliência para enfrentar desafios como mudanças climáticas, disponibilidade de recursos, qualidade ambiental e questões socioeconômicas, abrangendo diferentes escalas de maneira interconectada.

As SbN introduzem mais natureza e elementos naturais em áreas urbanas, rurais e marinhas, através de intervenções adaptadas às necessidades locais, envolvendo ações para proteger, gerenciar de forma sustentável e restaurar ecossistemas naturais ou modificados, proporcionando bem-estar humano e promovendo a biodiversidade.

Infraestrutura verde

Quando falamos em infraestrutura verde, falamos de Soluções baseadas na Natureza (SbN) que envolvem tecnologias, o planejamento espacial e o desenvolvimento territorial através de uma engenharia suave.

Esse conceito trabalha com a paisagem, aproveitando suas características para criar soluções multifuncionais verde-azul (vegetação e sistemas hídricos/drenagem).

Isso inclui a renovação e adaptação da infraestrutura existente, estabelecendo uma rede estrategicamente planejada de áreas naturais e seminaturais, além de outras características ambientais projetadas e gerenciadas para fornecer uma ampla gama de serviços ecossistêmicos em ambientes urbanos e rurais.

A infraestrutura verde, focada nos recursos hídricos, utiliza sistemas naturais ou seminaturais para oferecer opções de gestão da água com benefícios semelhantes aos da infraestrutura hídrica tradicional (infraestrutura cinza).

CONHEÇA ALGUMAS SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA E TECNOLOGIAS DE INFRAESTRUTURA VERDE

As SbN e suas tecnologias de infraestrutura verde podem e devem funcionar em conjunto com as infraestruturas construídas tradicionais.

Alguns dos melhores exemplos de utilização de infraestrutura verde são aqueles que conseguem melhorar o desempenho da infraestrutura cinza em eventos extremos de chuvas como as do Rio Grande do Sul, revelando-se uma oportunidade para que muitas cidades gaúchas adaptem parte de sua estrutura, tornando-se “cidades-esponjas”, ou seja, cidades dotadas de uma infraestrutura capaz de absorver boa parte da água pluvial e daquelas provenientes do transbordamento fluvial e marítimo, fornecendo serviços ecossistêmicos e maior resiliência no planejamento e na gestão hídrica.

Os telhados verdes possuem grande capacidade de retenção da água da chuva, retardando seu escoamento para as redes pluviais. Quanto maior for a reserva d’água do sistema, mais adequada para a gestão hídrica é a cobertura, a qual pode servir como verdadeira bacia suspensa de detenção de água da chuva.

Os pavimentos permeáveis permitem a infiltração das águas e fazem filtragem, além de reduzir o escoamento superficial. Podem ser usados em calçadas, vias, estacionamentos, pátios e quintais residenciais, parques e praças, entre outros.

Jardins de chuva são canteiros situados em cotas mais baixas em relação ao nível do solo, existentes ou adaptados para o fim de receberem o escoamento da água pluvial proveniente de telhados, ruas e demais áreas impermeabilizadas limítrofes, podendo ter dimensões grandes ou pequenas (quando são chamados simplesmente de canteiros pluviais), complementando as funções dos bueiros urbanos tradicionalmente existentes nas ruas das cidades, agindo como uma esponja absorvendo água, enquanto micro-organismos e bactérias no solo removem os poluentes difusos trazidos pelo escoamento superficial. Quando acrescido de plantas, eleva-se a evapotranspiração e a remoção dos poluentes, além de beneficiar esteticamente o local. São muito eficientes no incremento da qualidade hídrica, uma vez que o período inicial de uma chuva é o que carrega a maioria dos poluentes.

As wetlands (alagados construídos) são áreas alagadas destinadas a receberem águas pluviais, proporcionando, ainda, a retenção e a remoção de contaminantes, devendo ser construídas em locais adequados para esse fim.

As lagoas pluviais (também conhecidas como bacias de retenção ou de biorretenção) são áreas que recebem o escoamento superficial por drenagens naturais ou tradicionais, tendo como uma de suas características o fato de que a água pluvial captada permanece retida entre os eventos de precipitação das chuvas.

Já as lagoas secas (ou bacias de detenção) são depressões vegetadas e/ou permeáveis que, durante as chuvas, recebem o escoamento superficial e retardam a entrada das águas no sistema de drenagem, possibilitando a infiltração com a recarga dos aquíferos. Em tempos secos, podem ser usadas para lazer, recreação e atividades diversas, como campos esportivos.

Enfim, esses e outros exemplos mostram como soluções baseadas na natureza e suas tecnologias de infraestrutura verde são não só importantes, mas imprescindíveis para integrar amplos sistemas de prevenção contra alagamentos, enchentes e inundações.

Embora seja óbvio que elas, por si só, não tenham a capacidade de impedir desastres ambientais de grandes proporções, têm o poder de evitar transtornos cotidianos, como alagamentos, e retardar e mitigar os problemas decorrentes de enxurradas implacáveis que geram enchentes e inundações.

A ECOTELHADO PODE INTEGRAR PROJETOS DE PREVENÇÃO CONTRA CHEIAS

A Ecotelhado possui diversos produtos capazes de integrar planos de prevenção contra alagamentos, enchentes e inundações, a começar pelos seus sistemas de telhado verde. Os sistemas Laminar Médio e Laminar Alto, além do Sistema Azul e Verde, são muito adequados para esse fim, considerando sua grande capacidade de reserva d’água.

Como dito antes, esses sistemas são verdadeiras bacias de detenção suspensas!

Porém, não só esses sistemas, mas também os seus mais simples, no caso, o Sistema Alveolar e o Sistema Alveolar Grelhado também têm boa reserva hídrica, ainda que inferior aos outros, mas com a vantagem de poderem ser instalados em telhados levemente inclinados, sendo uma ótima opção para moradias mais populares em grande escala.

Assim, já imaginou um grande bairro com casas populares cobertas com telhados verdes? Pense no quanto de água seria retida antes de escoar para as vias!

A empresa também conta com seus pavimentos permeáveis, o Ecopavimento, que pode ser utilizado com brita ou com grama.

Além disso, a Ecotelhado conta com o Ecodreno, um produto multiúso aproveitado como sistema de retenção, drenagem, infiltração e reaproveitamento da água da chuva. Funciona como uma cisterna vertical modulada subterrânea que permite o fluxo de veículos e pedestres sobre ela. Pode ser utilizado como cisterna subterrânea ou em coberturas ou como Jardim de Chuva em praças, áreas verdes e calçadas.

As tecnologias da empresa também são aproveitadas para a construção de wetlands e muros de arrimo, sendo esses últimos muito importantes para a prevenção de deslizamentos de terra e para evitar a erosão em lagos pluviais construídos.

Portanto, entes públicos e empresas, não deixem de considerar soluções baseadas na natureza e tecnologias de infraestrutura verde para integrarem, com soluções tradicionais de engenharia, projetos de prevenção de alagamentos, enchentes e inundações e para retardar e mitigar eventuais danos.

OUTRAS SOLUÇÕES COM A ECOTELHADO

Sabia que a Ecotelhado possui diversos produtos para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável?

Então visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Floreira Modular Rooftop, Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!

IMAGENS: Arquivo Ecotelhado