Imagem de um dia chuvoso com as ruas molhadas para simbolizar as soluções para enchentes

Soluções para enchentes: como as cidades brasileiras podem evitar alagamentos

Publicado

Diante dos desafios apresentados pelas chuvas intensas, é crucial abordar desde cedo soluções para enchentes que possam mitigar os impactos desses eventos climáticos extremos. 

Em fevereiro deste ano, o Litoral Norte de São Paulo testemunhou a marca extraordinária de 700 mm de chuva em apenas algumas horas. Já em Porto Alegre, no mês de setembro, as precipitações atingiram o maior volume dos últimos 107 anos, conforme registros do INMET. No Rio Grande do Sul, cidades do interior sucumbiram diante de intensas tempestades.

Perante esse cenário, a busca por abordagens inovadoras e práticas para gerenciar o excesso de água torna-se uma necessidade imediata. 

Quer saber mais sobre esse tema? Então, continue a leitura abaixo para saber quais são as soluções para enchentes e como as cidades podem evitar os alagamentos. Confira!

A infraestrutura urbana e sua relação com as chuvas

A infraestrutura padrão das cidades não leva em consideração diversos elementos ambientais ou, se leva, não lhes dá a devida importância.

O modelo tradicional de telhados e coberturas existentes nas cidades, por exemplo, não leva em consideração a retenção e destinação das águas pluviais. Logo, praticamente toda água que cai sobre nossas casas e edifícios escorre para as ruas.

As vias públicas e privadas sobre as quais precipita, no entanto, se encontram impermeabilizadas por asfalto ou outros tipos de pavimentos inadequados para a absorção da água, a qual escorre para bocas de lobo construídas sobre esse mesmo princípio.

Elas tendem a levar as águas rapidamente para bacias de contenção que, em situações de elevados volumes d’água, logo se mostram saturadas, gerando alagamentos. O lixo acumulado nas ruas também contribui fortemente para isso.

As próprias bacias de amortecimento são, muitas vezes, ou grandes piscinões subterrâneos e impermeabilizados ou bacias de amortecimento expostas ao ar livre, mas desprovidas da tecnologia adequada.

Até mesmo as áreas permeáveis, como canteiros, praças providas de gramados e parques, além de espaços privados, como pátios e jardins, também são projetados e construídos sob uma cultura que ignora ou subestima os efeitos negativos de grandes enxurradas.

Por fim, e não menos importante, muitas construções, precárias ou não, são erguidas em encostas e em outros locais inadequados. Assim, diante de chuvas torrenciais ocorridas em curto espaço de tempo, acabam vindo abaixo.

Infraestrutura verde como solução para enchentes e cidades ambientalmente mais seguras

É evidente que nenhuma cidade está preparada para aguentar, em poucas horas, volumes assustadores como os registrados em São Paulo no fim de fevereiro deste ano ou, como vimos acima, aqueles ocorridos no Rio Grande do Sul no início de setembro. 

Entretanto, quando se trata de volumes de água mais usuais e sazonais, é crucial explorar algumas soluções para enchentes. Sendo assim, práticas, técnicas e tecnologias de infraestrutura verde podem dar mais tempo para que outras medidas sejam tomadas.

Nesse contexto, a infraestrutura verde não apenas desempenha um papel fundamental na gestão da água urbana, abordando enxurradas, alagamentos e inundações, mas também promove o verde e a fauna nas áreas urbanas, reduzindo os transtornos causados por problemas cotidianos.

Nos Estados Unidos, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) reconhece a importância da infraestrutura verde como uma ferramenta crucial no combate a problemas hídricos urbanos, destacando-a como solução para enchentes. 

Assim, telhados e coberturas adaptados com sistemas de telhado verde, como, por exemplo, os Sistemas Azul e Verde, Laminar Alto e Médio emergem como soluções para enchentes, pois podem conter grandes volumes de água da chuva antes que ela escorra para as ruas das cidades.

Pavimentos permeáveis aliados a jardins de chuva também serviriam para a detenção da água pluvial.

Aliás, por falar em jardins de chuva, eles podem ser utilizados tanto em canteiros como em praças e parques, sendo possível existirem, graças a eles, diversas bacias de amortecimento de água nos mais variados locais.

E também as catástrofes ambientais como as ocorridas no Litoral Norte de São Paulo durante o último carnaval e no Rio Grande do Sul no fim do inverno são difíceis de prever com precisão, e seria até equivocado dizer que, se nas suas regiões e construções predominasse uma infraestrutura verde, nada do que vimos teria acontecido.

De todo modo, evitar ou reduzir danos que poderiam ser causados por eventos como esses envolve a combinação de diversos fatores. 

Desde a atenção aos alertas climáticos imediatos até o desenvolvimento de uma cultura de prevenção para situações similares, cada elemento desempenha um papel crucial. 

Além disso, a implementação de infraestrutura mais adequada para suportar ou mitigar tais desastres torna-se essencial, sendo a infraestrutura verde uma das mais indicadas para preparar cidades e buscar soluções para enchentes em contextos desafiadores como estes.

Sabia que na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável?

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais!

Entre em contato para fazer o seu orçamento!

Capa: Tânia Meinerz/JC

Demais imagens: Arquivo Ecotelhado