ruas-arborização-urbana

Soluções para incentivar a arborização urbana nos grandes centros

Publicado

Arborização urbana é a ação de plantar árvores nas grandes cidades. Isso ajuda a melhorar a qualidade de vida dos moradores e auxilia na saúde física e mental. 

Saiba o que é arborização urbana e quais são os seus principais benefícios, assim como quais tipos de árvores são ideais para plantar nesse espaço. 

O que é arborização urbana e quais são os seus benefícios?

Esse termo é utilizado para determinar a distribuição de árvores nas áreas urbanas. Nesse conjunto estão as árvores dos parques, jardins, praças e ruas de toda a cidade.

A arborização é essencial para a saúde e bem-estar dos residentes da cidade, pois auxilia na redução da poluição, que é o grande mal das cidades urbanas. 

As árvores ajudam no controle da umidade e da temperatura do ar, na produção de oxigênio, na fixação de carbono, na proteção contra ventos e também aumenta a permeabilidade do solo. 

Além de auxiliar na qualidade de vida, a arborização urbana deixa a cidade com uma aparência mais agradável e as sombras das árvores servem como abrigo para alguns animais.

Quais os desafios?

Nas últimas décadas, a quantidade de veículos cresceu bastante, as cidades estão tomadas por carros, motos e ônibus e por grandes construções de concreto. Não há área para crescimento adequado das árvores, o que dificulta um bom projeto de arborização. 

Além disso, as árvores são diariamente depredadas por humanos, seja através de batidas de veículos, poluição do ar ou de fiação elétrica instalada próxima à elas. 

Quais tipos de árvores são ideais para a arborização urbana?

As árvores são escolhidas para os projetos de acordo com as seguintes características: porte, diâmetro, tempo de crescimento, pelos frutos produzidos e por sua copa. Elas estão separadas em 3 categorias: pequeno, médio e grande porte. 

Confira alguns exemplos de árvores encontradas em grandes centros urbanos:

  • Noivinha 

De nome científico Euphorbia leucocephala, essa árvore é conhecida também como mês de maio, leiteiro-branco, chuva-de-prata, neve de montanha, flor-de-criança, cabeleira-de-velho e cabeça branca. 

No mês de maio, suas folhas deixam de ser verdes e ficam brancas, daí o motivo para todos esses nomes. Em junho suas folhas voltam a cor normal.  

É de porte pequeno, não chega a atingir 3 metros. 

  • Ipê 

São árvores que não necessitam de muitos cuidados, suas raízes são profundas e não danificam as calçadas. É muito utilizada nas cidades por sua beleza e cores de tirar o fôlego. As cores predominantes são o branco, amarelo, roxo e rosa. 

São árvores de grande porte que atingem de 10 a 35 metros. 

  • Pata-de-vaca

Nativa da Mata Atlântica, essa árvore brasileira é muito conhecida por suas folhagens e flores. Elas possuem raízes profundas que não prejudicam as calçadas. É uma excelente opção para a decoração da cidade. 

É uma árvore de médio porte.

A cidade mais arborizada do Brasil é Goiânia, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, ela conta com 89,5% de área verde. 

Agora que você já sabe que a arborização urbana é importantíssima para a qualidade de vida da população, o que acha de incluí-la no seu projeto?

Entre em contato com a Ecotelhado e conheça nossas soluções!