Sustentabilidade no Hospital Albert Einstein – SP

Publicado

A “onda sustentável” está atingindo também a área da saúde. Depois dos hospitais Parque Belém, em Porto Alegre, e o São Vicente de Paulo, no RJ, é a vez de São Paulo ter o seu primeiro empreendimento neste segmento com a chamada arquitetura sustentável.

Com 16 pavimentos, o prédio dedicado ao paciente ambulatorial do Hospital Albert Einstein, localizado no bairro Morumbi, em SP, aderiu às práticas sustentáveis. O novo projeto, desenvolvido pelos arquitetos Arthur Brito, Eleonora Zioni e Carolina Botelho, foi feito pensando na melhoria ambiental nos arredores do Hospital.

Tudo no projeto remete à sustentabilidade. O empreendimento possui telhado verde, sistema de reuso de água, madeira certificada, tintas, vernizes e carpetes que não emitem odores voláteis, fachada ventilada e vidros de alta eficiência para a economia de energia.

O prédio ainda possui sensores de monitoramento do nível de CO2 e sistema de ar condicionado e ventilação encarregados de manter a qualidade do ar interno.

O telhado verde utilizado é projeto da Ecotelhado e tem orientação green roof, com sistema modular composto por uma base que reserva água e permite o crescimento da vegetação. Ganha-se aí em conforto térmico interno e na diminuição do volume de água da chuva.

Dotar o prédio desses recursos faz parte da intenção do Hospital em elevar a construção ao nível Silver na certificação LEED – que destaca o espaço sustentável, uso racional de água, energia e atmosfera, matérias e recursos, qualidade ambiental e inovação em projeto.