Telhado verde chega também aos morros cariocas

Publicado

Um ano que com certeza será marcado pela globalização da sustentabilidade. No último mês de junho, dois morros do Rio de Janeiro receberam UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora) que estão começando a vivenciar um projeto-pioloto de urbanização que, além de fazer melhorias estruturais, ensinará a população a se preocupar com o consumo de água e energia elétrica, entre outras ações. O uso do telhado verde é uma delas.

De acordo com os organizadores do projeto, a ideia é incentivar o uso das tecnologias sustentáveis e também monitorar as mesmas. As comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira, no Leme, zona sul carioca, foram as escolhidas para receber o programa, por serem favelas pacificadas.

Em dois anos, os projetos devem estar prontos. A partir de agora, tudo o que for demolido será triturado e reaproveitado nas novas construções. Além disso, as três novas unidades habitacionais que serão construídas para realocar moradores serão feitas com estruturas metálicas recicladas e tijolos ecológicos. Encostas expostas, quando possível, vão receber telhado verde.

Os prédios ainda terão sistema de reaproveitamento de água da chuva, iluminação LED, captação de energia solar e medidor individual de água. Uma horta comunitária para abastecer o comércio local também será criada.

Questões de descarte de lixo, acessos à comunidade e sistemas de drenagem e saneamento da região também serão revitalizados e facilitados.

Abaixo, você confere outras iniciativas verdes da comunidade da Babilônia, no RJ:

(vimos na IstoÉ)