O telhado verde da Ford começou a ser construído há precisamente dez anos, numa época em que este tipo de projeto ainda não era muito difundido. O sistema “copia a natureza”, isolando o edifício e oferecendo um habitat para pássaros e insectos, explica a empresa.
Em 1994, a obra, da autoria de Bill McDonough, entrou para o Livro do Guiness como a maior do mundo, com 10,4 hectares de telhado coberto por “sedum”, uma planta muito tolerante a condições climáticas extremas. A cobertura verde produz ainda oxigênio, o que reduz a emissão de dióxido de carbono da fábrica River Rouge, que fica em Dearborn, Michigan, nos EUA.
Além disso, o telhado ecológico acaba por substituir uma estação de tratamento de águas no complexo industrial, uma vez que tem um sistema que purifica as águas da chuva. Naquela época, o projeto de McDonough´s veio evitar uma multa de 50 milhões de dólares que a Agência de Proteção do Ambiente queria aplicar à Ford, uma vez que o rio que dá nome à fábrica estava muito poluído e as medidas da companhia não satisfaziam os requisitos do organismo.
Segundo a notícia do site TreeHugger, a cobertura acabou por sair mais barata à empresa, que não precisou adquirir equipamento novo, como um sistema de gestão de águas. O projeto, de 15 milhões de dólares (há dez anos atrás), incluiu vários dispositivos para melhorar o escoamento da água da chuva e permitir a sua absorção.
A obra venceu também o prémio da indústria Green Roof, que é parceria da Ecotelhado.
Quer saber mais sobre o nosso telhado verde? Então acesse o nosso site www.ecotelhado.com.br.