Telhado verde evita enchentes

Publicado

Os benefícios da instalação de um telhado verde, principalmente em grandes centros urbanos, não para somente no embelezamento da paisagem normalmente cinza das cidades. A questão vai muito além.

Além de todos os benefícios naturais, como a diminuição do aquecimento global e das ilhas de calor, aumento da biodiversidade, redução da emissão de carbono (atenuante da poluição do ar), entre outros, o Ecotelhado auxilia em um problema recorrente dos últimos tempos: as enchentes.

Telhados verdes (os nossos Ecotelhados) também contribuem para a causa. Além de combater o aumento das temperaturas do globo, têm a qualidade de reduzir a velocidade de vazão da água das chuvas, evitando enchentes.

O ecotelhado garante temperatura 5º menor no verão e 5º maior no inverno, o que diminui a necessidade do uso do ar-condicionado e aquecedor. A longo prazo, a economia compensa os gastos iniciais: enquanto um revestimento de cerâmica sai por até 100 reais o metro quadrado, o telhado sustentável custa a partir de 120 reais.

O local deve receber uma camada impermeabilizante de asfalto, sistema de drenagem para escoar a água da chuva, substrato de terra e, enfim, sementes de hortelã, manjericão, cebolinha, erva-cidreira e o que mais a imaginação permitir.

Benefícios de ter um Ecotelhado:

– Mantém boa a umidade relativa do ar,
– Enriquece a biodiversidade ao atrair animais como pássaros, borboletas e joaninhas,
– Minimiza o problema da impermeabilidade do solo,
– Valoriza e embeleza o projeto do imóvel,
– Garante sensação térmica agradável (5 graus a mais no inverno e 5 graus a menos no verão),
– Diminui em até 30% o valor da conta de luz.