A Universidade de Ohio (EUA) ganhou seu primeiro telhado verde de acesso público, que fica localizado no Howlett Hall, no campus da Faculdade de Alimentos, Agricultura e Ciências Ambientais.
Recentemente concluído em 13 de setembro de 2013, o telhado de 12 mil metros quadrados, tinha sido destinado a alojar um jardim suspenso desde 1967. Somente depois de muitos anos esse sonho foi realizado graças a ex-aluna Megan Welsh, uma profissional certificada de telhados verdes e coordenadora do projeto.
O telhado, que estava vazando e precisava ser substituído, foi reformado e coberto com um sistema de jardim suspenso, trazendo os seguintes benefícios:
- Alongar o tempo de vida do novo telhado. O jardim protege o telhado do sol e os elementos, prolongando sua vida útil para 40 ou 50 anos.
- Absorver aproximadamente 757000 litros de águas pluviais a cada ano. Com o aumento do desenvolvimento nas cidades, o escoamento de águas pluviais é um grande problema. Com um telhado verde, a água não sai do telhado, porque está sendo usada pelas plantas.
- Reduz despesas de ar condicionado no verão. O telhado verde dissipa parte do calor dos raios do sol durante o verão, evitando que esse calor seja absorvido pelo prédio, aquecendo-o.
- Aumenta espaços verdes na paisagem urbana. As plantas escolhidas para o telhado verde Howlett são tolerantes à seca, o que lhes permite prosperar com pouca chuva para garantir o jardim vai sobreviver com pouca manutenção.
Megan finaliza: “Nós realmente queremos que isso seja uma demonstração de tecnologia verde – um exemplo reproduzível para que mais pessoas percebem que podem fazer isso.”
Confira vídeo com montagem do jardim suspenso: