imagem da cidade de São José (SC) em uma vista panorâmica

Telhados verdes e pavimentos permeáveis no código de obras de São José (SC): Saiba mais

Publicado

Você sabia que o Código de Obras de São José (SC) prevê telhados verdes e pavimentos permeáveis como partes do seu sistema de amortecimento e retenção da água da chuva?

Principal polo industrial da região metropolitana de Florianópolis, a cidade é uma das dez mais verticalizadas do país, com uma densidade demográfica de aproximadamente 1.796,02hab/km². E, como muitas cidades brasileiras, sofre quando submetida a períodos de chuva ou fortes tempestades, com constantes problemas de alagamento.

É por isso que a Lei Municipal n.º 5.938/2020 prevê os telhados verdes e os pavimentos permeáveis como parte da infraestrutura para enfrentar esse desafio.

Quer saber sobre esse assunto? Então leia o conteúdo abaixo. Confira!

imagem da cidade de São José (SC) em uma vista panorâmica

COMO É A DRENAGEM NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ (SC)

Segundo estudo oficial encomendado pela própria prefeitura no ano de 2019, o Município de São José possui uma grande extensão de vias urbanas (850 Km), sendo que cerca de 600 km dessas vias são pavimentadas (por lajota, asfalto ou paralelepípedo).

Quando o estudo fala em drenagem, fala em microdrenagem e macrodrenagem.

A microdrenagem é aquela existente a partir de infraestrutura instalada e adaptada ao espaço urbano construído e ao seu sistema de circulação viária. Como exemplo de infraestrutura de microdrenagem estariam os bueiros, as bocas-de-lobo, as sarjetas, as galerias pluviais, etc.

Quanto à macrodrenagem de uma zona urbana, esta corresponderia à drenagem natural pré-existente nos terrenos antes da ocupação, podendo ser construídas e adaptadas de modo a manter um estreito relacionamento com o sistema de drenagem urbano.

O estudo conclui sua análise quanto à drenagem da cidade dizendo que o Município de São José apresenta uma infraestrutura relevante em termos de dispositivos de drenagem, embora a ocorrência de alagamentos seja recorrente em vários pontos da cidade. 

Foram listados 59 pontos críticos da cidade, a maioria dos quais apresentando o asfalto como pavimento e como problema o “subdimensionamento dos dispositivos de captação de água pluvial, acarretando acúmulo de água na região”.

O estudo influenciou o novo Código de Obras do município, que acabou incluindo tecnologias de infraestrutura verde para auxiliarem no amortecimento e na retenção da água da chuva.

TELHADOS VERDES E PAVIMENTOS PERMEÁVEIS NO CÓDIGO DE OBRAS DE SÃO JOSÉ (SC)

A Lei Municipal n.º 5.938, de 28 de setembro 2020, instituiu o novo Código de Obras do município, que prevê, em seu artigo 256, que poderão ser construídos telhados verdes nas edificações com qualquer número de pavimentos, cuja construção deverá constar no projeto aprovado.

Ainda tratando de telhados verdes, o ponto mais interessante está no § 3º desse artigo, que prevê que “a área correspondente ao ‘Telhado Verde’ será considerada reservatório de retenção e acumulação de águas pluviais, para garantir as condições naturais de absorção das águas pluviais no lote, observado o §10 do artigo 302”.

Indo para esse § 10 do art. 302, nele está escrito que “poderão ser consideradas áreas de infiltração os aterros sobre terraços artificiais cuja profundidade de solo seja igual ou superior a 50cm (cinquenta centímetros) observadas as normas técnicas e de engenharia aplicáveis, até o limite de 50% (cinquenta por cento) do total da área de infiltração calculada para o terreno.”

Ou seja: a norma promove os telhados verdes não como uma simples cobertura vegetada, mas como um sistema que pode integrar a rede de drenagem da cidade, podendo ser considerada como efetiva área de infiltração.

Isso significa que sistemas de telhado verde com boa reserva d’água, aliados a uma camada de substrato tecnicamente adequada nos termos da lei, são a melhor opção para não só aumentar as áreas de vegetação da cidade, mas para ampliar, ainda que sobre edificações já estabelecidas ou a serem construídas, a capacidade de drenagem do município.

Logo, áreas críticas como aquelas apontadas no estudo, a partir de novas construções ou obras de retrofit, têm boas perspectivas de terem uma considerável melhora na sua drenagem, reduzindo a ocorrência de alagamentos e enchentes.

Além dos telhados verdes, os pavimentos permeáveis também são considerados parte da infraestrutura necessária para uma melhor drenagem na cidade.

Referidos como “piso grama”, no art. 302, parágrafos 8º, consta que seu uso será permitido até o limite de 40% (quarenta por cento) do total da área de infiltração calculada para o terreno a ser edificado.

Um “piso grama” é aquele que mistura piso tradicional com vegetação, feito de concreto ou plástico, cujas partes vazadas permitem o plantio e o crescimento de grama, tornando sua drenagem muito eficiente.

A norma de São José (SC), portanto, levou a sério a importância dessas tecnologias de infraestrutura verde para combater seus problemas históricos de drenagem, encontrando soluções sustentáveis que, mais do que dotadas de uma estéticas interessante e biofílica, se revelam eficientes para integrar sistemas tradicionais já existentes.

COMO A ECOTELHADO PODE AJUDAR SÃO JOSÉ (SC) A MELHORAR A SUA DRENAGEM?

Sistemas de telhado verde como os desenvolvidos pela Ecotelhado são perfeitos para atender aos requisitos do Código de Obras de São José (Lei 5.938/2020), em especial os sistemas Laminar Médio e Laminar Alto, além do Sistema Azul e Verde, os quais possuem excelentes reservas hídricas e se mostram verdadeiras bacias de amortecimento e retenção d’água.

A empresa também tem o seu pavimento permeável, o Ecopavimento, que pode ser utilizado com brita ou com grama, permitido pela norma quando trata de “piso grama”, já que inexiste, no Código de Obras, qualquer definição que o restrinja.

Enfim, não há dúvida de que as tecnologias desenvolvidas pela Ecotelhado são perfeitas para ajudar a cidade de São José (SC) a ter uma drenagem mais adequada, além de ampliar suas áreas verdes onde, hoje, há apenas superfícies impermeabilizadas e cinzentas.

OUTRAS SOLUÇÕES COM A ECOTELHADO

Sabia que a Ecotelhado possui diversos produtos para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável?

Então visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Floreira Modular Rooftop, Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!

Texto: Renan Eschiletti Machado Guimarães

IMAGENS:

Capa e Imagem 1: Wikipedia

Imagem 2: NDMAIS

Demais imagens: Arquivo Ecotelhado