Imagem de um telhado verde

Um Dos Maiores Telhados Verdes Da América Latina É Da Ecotelhado. Conheça!

Publicado

Nesse último mês, destacamos alguns dos maiores e mais interessantes telhados verdes espalhados pelo mundo, e lembramos que a Ecotelhado, pioneira no mercado nacional, tem participação em muitas das existentes no Brasil. É o caso da nova sede do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, em Porto Alegre, RS.

 A busca pelo melhor aproveitamento de água e energia foi uma premissa no empreendimento, que investiu em iluminação natural, placas fotovoltaicas e instalou cerca de 10 mil metros quadrados de telhados verdes. 

A cobertura verde é considerada uma das maiores da América Latina atualmente.

Um case de construção sustentável, Design Biofílico e infraestrutura verde

Projetada pelo Estúdio 41, a edificação comporta o espaço administrativo da entidade. 

A ideia central foi criar um ambiente agradável, conectado à natureza e acessível para favorecer o convívio entre os colaboradores e a comunidade local.

 Há áreas de alimentação, exposições, eventos e espaços ao ar livre.

Os cuidados com os recursos naturais vão desde a construção do prédio, que chegou a utilizar pedras in natura, realizando, também, o recolhimento adequado de resíduos, controle de óleos e solventes e instalando sistema de captação de energia solar.

 Os telhados verdes da Ecotelhado foram projetados para aumentar o isolamento térmico e possuem cisternas para reter a água da chuva, que irriga a vegetação do telhado e poderá ser direcionada depois na jardinagem ou no lago.

 “Com os tetos verdes, conseguimos reduzir em torno de cinco graus em relação ao ambiente externo nas épocas quentes, o que nos proporciona economia de energia. Temos a capacidade de captar e reter 90 mil litros de água”, explica o gestor do condomínio Vitor Dossa.

 

Como funciona a cobertura verde na Fecomércio (RS)

O resultado é possível porque há um sistema eficiente por trás. É o que explica a arquiteta Catarina Feijó, da Ecotelhado.

 “O nosso telhado verde é hidropônico, que é o cultivo de plantas com pouco uso de substrato. Desenvolvemos diversos módulos que são adequados de acordo com a área de inserção do projeto, deixando espaço embaixo da vegetação para que a água fique armazenada dentro. Na elaboração destes sistemas, nós usamos ainda o design da biomimética, que é inspirado na natureza”.

 Além de reduzir o gasto com energia, captar e permitir o reuso de água potável, a arquiteta lembra que o telhado verde tem papel importante na drenagem urbana, uma vez que a água da chuva que iria para as ruas e poderia provocar inundações é reaproveitada.

 “Também atua como isolante acústico, reduz a poluição na cidade, favorece a biodiversidade, atraindo borboletas e passarinhos, e pode se tornar um excelente espaço de convivência nas empresas e condomínios. Auxilia ainda na pontuação de certificações sustentáveis, como LEED e AQUA”, ressalta.

 Com todas as escolhas que fez, o Sistema Fecomércio-RS espera conquistar, em breve, a sua segunda Certificação AQUA, um dos mais importantes selos verdes quando se fala em sustentabilidade.

 Você sabia que a Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável e que são perfeitas para embelezarem o seu ambiente com essas e outras tantas espécies de plantas, exóticas ou nativas?

 Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

 Entre em contato para fazer o seu orçamento!

*Imagens: https://www.archdaily.com.br/br/972868/sede-da-fecomercio-sesc-e-senac-estudio-41)