Imagem de uma casa com jardins para simbolizar o que são tiny houses

O que são tiny houses e quais suas vantagens

Publicado

Já ouviu falar no conceito das tiny houses?

Seja casa, apartamento, hotel, pousada ou camping, para viajar para perto ou longe, de alguma maneira teremos que arranjar um canto para nos acomodar e relaxar.

Se a ideia for curtir o período de descanso em meio à natureza, que tal uma opção que faça você se sentir parte dela, mas sem abrir mão de conforto, aconchego e praticidade?

Pois é exatamente isso o que as Tiny Houses oferecem!

Quer saber mais sobre isso? Então leia o conteúdo abaixo e confira!

Projeto Minimod, Tiny House que contou com telhado verde da Ecotelhado (Imagem: Leonardo Finotti/Archdaily)

O que são tiny houses?

As Tiny Houses são casas compactas, modernas e práticas dotadas de uma arquitetura que busca aproveitar ao máximo o mínimo espaço possível. 

Feitas de materiais leves, as tiny houses tem custos acessíveis, geralmente medem entre 15 e 35 m² e podem ser utilizadas como casas principais ou como espaços de lazer temporários (depende do estilo de vida do morador ou daquilo que busca um hóspede ou locatário).

As Tiny Houses, também chamadas de mini casas, normalmente têm poucas peças, todas integradas, como um quarto, banheiro, sala de estar e cozinha, além de espaços para armazenamentos em geral, e sua disposição varia conforme a prioridade no aproveitamento desses espaços e do estilo do projeto.

Projeto Minimod, Tiny House que contou com telhado verde da Ecotelhado (Imagem: Leonardo Finotti/Archdaily)

Elas também podem incluir áreas externas, como decks, varandas e jardins, e são projetadas para otimizar o espaço e oferecer todos os confortos modernos, como aquecimento, ar-condicionado, água corrente, eletricidade e até mesmo infraestrutura para conexão com a internet.

Na prática, pode-se dizer que as Tiny Houses são uma adaptação arquitetônica da ideia dos trailers, inclusive em relação à possibilidade de muitas versões delas serem transportadas e rebocadas. 

Porém, diferentemente dos trailers, as Tiny Houses são literalmente casas feitas de materiais, ainda que mais leves, destinados à construção de casas, e, por essa razão, apresentam uma ampla diversidade de estilos arquitetônicos.

Projeto Minimod, Tiny House que contou com telhado verde da Ecotelhado (Imagem: Leonardo Finotti/Archdaily)

Quais as vantagens das tiny houses?

As Tiny Houses possuem muitas vantagens, entre as quais estão:

  • Custos de construção e manutenção mais baixos;
  • Menor impacto ambiental;
  • Mais mobilidade e flexibilidade;
  • Propiciam uma experiência e um estilo de vida minimalista;
  • Podem ser construídas e instaladas em espaços mais remotos, aproveitando a vista e a tranquilidade que esses locais oferecem;
  • Maior aproveitamento do espaço ao ar livre;
  • Mais conexão com a natureza.
Protótipo de Ecotinyhouses® desenvolvido pela Ecotelhado (Imagem: Arquivo Ecotelhado)

Tiny houses com design biofílico e infraestrutura verde: conheça as Ecotinyhouses

Claro que há diversos estilos de Tiny Houses e, se você der uma rápida pesquisada pela internet, encontrará o que parecem verdadeiras miniaturas de casas dos mais variados tipos.

Agora, como aproveitar o melhor daquilo que se busca em uma Tiny House, o que, resumidamente, seriam seu baixo custo, praticidade, minimalismo, sustentabilidade e conexão com a natureza?

Projetos dotados de design biofílico, por trazerem elementos ecológicos para os seus ambientes, promovendo uma inclusão de sistemas e processos naturais em edifícios e paisagens construídas, reforçam essa conexão com a natureza e sua sustentabilidade se mostrará mais clara e eficiente se adotadas técnicas e tecnologias de infraestrutura verde.

Isso é encontrado nas Ecotinyhouses®, as Tiny Houses desenvolvidas com o Sistema Construtivo Ecotelhado.

Elas integram uma variedade de sistemas e produtos biofílicos, como Telhado Verde, Jardim Vertical, Muro Vegetado, Ecopavimento e Muro Flex, podendo também contemplar Lagos ou Piscinas Naturais e o sistema de Ecoesgoto.

O sistema das Ecotinyhouses® é destinado a todos aqueles que querem construir ou reformar utilizando sistemas biofílicos. 

Destina-se, principalmente, aos profissionais das áreas de arquitetura e construção que buscam desenvolver projetos inovadores, sustentáveis e ecológicos com baixos custos de construção e manutenção, visando a redução dos impactos ambientais e proporcionando melhor qualidade de vida às pessoas.

Dentre as vantagens das Ecotinyhouses® estão os baixos custos de construção e manutenção, o baixo impacto ambiental e a adoção de um estilo de vida mais sustentável e minimalista.

Um lindo projeto onde Ecotinyhouses® foram desenvolvidas é o Jardim das Aroeiras, situado em Garopaba, SC.

Ecotinyhouse® desenvolvida no empreendimento Jardim das Aroeiras, em Garopaba, SC.

As Tiny Houses do empreendimento têm telhados verdes com captação e reuso de água da chuva, paredes construídas com Ecobarreira Acústica (também chamada de Muro Verde ou Muro Vegetado, parede que integra, desde a construção, sistema de jardim vertical), vasos sanitários de 0,5L, que evitam desperdício de água, e separação de águas cinzas e negras para tratamento biológico. 

A cobertura verde da Ecotelhado dão conforto térmico para as casas e diminuem bastante a necessidade de ar-condicionado.

Ecotinyhouse® desenvolvido para o empreendimento Jardim das Aroeiras, em Garopaba, SC (Imagem: Arquivo Ecotelhado)

Então, se as Tiny Houses parecem ser uma novidade incrível, cheias de vantagens e características muito interessantes, melhor ainda é saber que na Ecotelhado você encontra soluções para desenvolver as Ecotinyhouses®, que, além de todos os benefícios oferecidos pela maioria das Tiny Houses, ainda são ricas em Design Biofílico e dotadas de Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável.

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!

Texto: Renan E. M. Guimarães

Foto de capa: Arquivo Ecotelhado