Imagem de um jardim enorme verde para simbolizar os tipos de paisagismo

Conheça os tipos de paisagismo e sua importância nos dias atuais

Publicado

Diferentes tipos de paisagismo são aplicados aos projetos arquitetônicos para melhorar a experiência das pessoas em espaços públicos e privados.

Afinal, engana-se quem pensa que o paisagismo é aplicado somente para deixar os ambientes mais bonitos e a paisagem mais agradável para quem passa.

Na verdade, o conceito serve para que as áreas de diferentes espaços, seja em casa, na rua ou em uma empresa, sejam melhor utilizadas pelas pessoas, adquirindo mais conforto e funcionalidade.

Assim, os diferentes tipos de paisagismo são aplicados de acordo com o local e com o que se deseja transmitir ao seu público. Continue a leitura para conhecer melhor cada um deles!

Quais são os principais tipos de paisagismo?

Cada um dos tipos de paisagismo é desenvolvido a partir de seus próprios objetivos e elementos a serem aplicados. 

Conheça um pouco mais sobre as possibilidades de um projeto quando o assunto é utilizar os espaços de forma funcional, criando ambientes de convivência e lazer:

Paisagismo rural

Elementos que lembram o campo e o ambiente rural fazem parte dessa forma de aplicar o paisagismo aos espaços.

Bancos de madeira, plantas nativas e pedras naturais são bastante utilizados para lembrar a tranquilidade e o aspecto natural da vida no campo.

Paisagismo clássico

Já no paisagismo clássico, a inspiração são os jardins europeus dos séculos XVII e XVIII, o que faz com que todo o espaço ganhe um ar mais sofisticado e elegante.

Além disso, um dos elementos centrais na elaboração dos projetos é a harmonia, seja entre formas, buscando a simetria, ou mesmo entre as plantas e cores utilizadas.

Outro fator que contribui com a construção dessa aura são os objetos ornamentais, que ajudam a deixar os locais mais charmosos, lembrando muito os grandes jardins de palácios europeus.

Paisagismo urbano

Esse tipo de paisagismo, como o próprio nome indica, é aplicado aos espaços urbanos, com o objetivo de criar espaços de convivência, lazer e tranquilidade em meio a esses centros.

Para isso, texturas variadas e plantas de diversos tamanhos são reunidas em áreas onde predominam as formas retas e os tons mais neutros.

Dessa forma, o ambiente se torna acolhedor para diferentes públicos, sem perder de vista os benefícios do contato com a natureza, especialmente necessário nas grandes cidades.

Paisagismo tropical

Em regiões de clima quente e úmido, esse é um dos principais tipos de paisagismo a ser explorado.

Nesse caso, estamos falando de projetos que favorecem as plantas típicas desse tipo de clima, como bromélias, helicônias e outras espécies com folhagens grandes e encantadoras.

Além disso, é muito comum o uso de gazebos, de árvores que criam sombra e até de fontes, criando espaços que também podem ajudar a proteger as pessoas das altas temperaturas.

Paisagismo sustentável

Por fim, o paisagismo sustentável é caracterizado pelo uso de materiais e técnicas que não apenas promovem o bem-estar das pessoas, mas também trazem benefícios ambientais.

Seja por meio do uso de materiais reciclados, da utilização de águas das chuvas ou outros processos, esses projetos atuam de forma consciente e responsável, unindo lazer e sustentabilidade.

Agora que você já conhece os principais tipos de paisagismo, continue por aqui e conheça o conceito de psicologia ambiental e sua utilização na arquitetura!

E para criar um projeto utilizando diferentes tipos de paisagismo, você pode contar com diversas soluções da Ecotelhado! Soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável você encontra aqui!

Então, visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais!

Entre em contato conosco para fazer o seu orçamento!