Vídeo: Ecotelhado na Casa Cor 2010

Publicado

Até o dia 05 de julho, o Estado recebe um dos maiores eventos de arquitetura e decoração do país. A Casa Cor Rio Grande do Sul 2010 tem, ao total, 110 ambientes, cada um produzido e pensado por um arquiteto / decorador ou por uma empresa.

Mas um desses ambientes tem um maior destaque, devido ao seu apelo ecológico. É o espaço da AT Arquitetura que apostou na parede e telhado ecológico para a realização de um projeto modular. Os dois sistemas foram fornecidos pela empresa Ecotelhado, especialista em infraestrutura verde urbana.

A obra teve como mote um ensaio de arquitetura modular realizado a partir de cinco containers. Contudo, havia o desafio de trazer isolamento térmico e acústico às estruturas metálicas. A solução encontrada foi a utilização da Ecoparede e Ecotelhado. As duas tecnologias agem como isolantes térmicos, retardando o aquecimento dos ambientes durante o dia e conservando a temperatura durante a noite. Além disto, o telhado verde absorve cerca de 30% da água da chuva e age como purificador do ar urbano.

Além das questões térmicas, o visual do ambiente foi muito valorizado com o uso destes sistemas ecológicos. É tendência na arquitetura moderna – conta o arquiteto André Detanico.

Desde 2005, a parceria entre a AT Arquitetura e Ecotelhado rende frutos. Ela já deu forma a vários projetos residenciais na Capital e Litoral Gaúcho.

Abaixo, você confere, em vídeo, como ficou o projeto da Ecotelhado na Casa Cor RS 2010: