WORKSHOP SEMANA LIXO ZERO | TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS PARA AMBIENTES URBANOS

Publicado

Ocorreu no sábado de manhã, dia 22/10/2016 o Workshop Tecnologias Sustentáveis para Ambientes Urbanos, em parceria com a Semana Lixo Zero e o Instituto Pasárgada.

ecotelhado-na-semana-lixo-zero-2016-50
Sede Ecotelhado

A Semana Lixo Zero foi criada com o intuito de promover atividades que abordem a gestão de resíduos sólidos e o conceito Lixo Zero em diversos segmentos da sociedade.

ecotelhado-na-semana-lixo-zero-2016-29

Iniciamos com um Coffe break  para os nossos convidados e em seguida a Fabíola Pecce, coordenadora da semana Lixo Zero, comentou sobre o que significa a semana, abordando a questão “O que o lixo tem haver com a água”.

ecotelhado-na-semana-lixo-zero-2016-46-2
Fabíola Pecce

Gino Gehgling, professor da UFRGS de Engenharia Ambiental, comentou sobre legislação e obrigatoriedades da sustentabilidade. Após, Luiz Carlos Zancanella Junior, idealizador do projeto Ecobarreira, fala um pouco sobre a ideia.

sem-titulo
Luiz Carlos Zancanella Junior | Gino Gehgling

Miguel Sattler, professor da UFRGS do Norie, comenta um pouco sobre seu trabalho, no desenvolvimento com os alunos dos assuntos de sustentabilidade, e em seguida Ingrid Zitto, aluna e engenheira civil, comenta sobre banheiros secos, alternativa que levaria a tratarmos nossas sujeiras in loco, e muito mais.

sattler-ingrid
Miguel Sattler | Ingrid Zitto

Para finalizar, João Manuel Feijó, diretor da Ecotelhado, comenta, sobre as soluções para vários dos problemas que temos nos nossos espaços urbanos, fazendo  um tour pela sede da Ecotelhado, apresentando os produtos, como o Telhado Verde, a Parede Verde e Brises, o Sistema Integrado Ecoesgoto, o Muroflex, a Cisterna (Ecodreno), a Piscina Natural, o Ecopavimento, as Ilhas Flutuantes e por fim, nosso protótipo do Ecobueiro.

ecotelhado-na-semana-lixo-zero-2016-182
João Manuel Linck Feijó

Comentários de alguns participantes:

– Daniel Loss Macieira: Também fiquei muito feliz com o convite e com a qualidade e simplicidade do evento. A natureza é assim mesmo, simples.

– Ingrid Zitto: O evento estava maravilhoso! Eu que agradeço a oportunidade de aprendizado e troca de conhecimento.

– Janaina Riber Correa: Para mim que foi um prazer conhecer este projeto maravilhoso!

– Maria Luiza Vieira Kessler: Queridos amigos da Ecotelhado, o agradecimento é meu pela oportunidade de esclarecimento e informação. Parabéns.

– Hellen Z. Firmino: Eu agradeço a recepção e o compartilhamento de informações! Meu blog é voltado para arquitetura de interiores, mas fiz um post conectando a abordagem do workshop com o propósito do blog.

Link: http://dicasanova.com.br/produto-o-verde-a-agua-e-a-sustentabilidade/

– Cibele Yoshinaga: Gostamos muito do workshop. Obrigada pelo convite. Quando houver nova oportunidade, me avisem!

pessoal-e-organizadoras
Tour pela sede da Ecotelhado | Organizadoras do evento – Na foto: Nathalia França | Fabíola Pecce | Bia Rafaelli | Catarina Schmitz Feijó

Veja o vídeo do evento:

*Texto | Catarina Schmitz Feijó