como-diminuir-a-poluição-do-ar

Como diminuir a poluição do ar através da arquitetura sustentável?

Publicado

Você sabe de que forma a escolha por uma arquitetura sustentável pode influenciar na sua qualidade de vida e na saúde do ambiente que lhe cerca? A arquitetura sustentável busca reduzir os impactos do ser humano no meio ambiente, como diminuir a poluição do ar e também promover o desenvolvimento social, cultural e econômico.

Esse tipo de arquitetura se preocupa com o entorno das obras, com as condições climáticas da região e com a preservação do meio ambiente.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

A arquitetura sustentável em tempos de coronavírus

Com a pandemia do Covid-19, muitos setores estão passando por mudanças, incluindo o de arquitetura e construção. As pessoas estão vivenciando outras realidades, diferentes experiências de trabalho e de estudo. Também, estão sendo repensadas as relações com a nossa própria casa e sobre a importância do design biofílico.

A valorização da nossa saúde, conforto e bem-estar está em alta. Cada vez mais estamos prestando atenção nos detalhes das nossas ações no meio ambiente e considerando mudanças de hábito e de estruturações, visando o bem de todos. 

Detalhes que antes passavam despercebidos, agora possuem maior relevância em nosso lar. A busca constante por um ambiente mais acolhedor, que transmita a paz e a serenidade necessária para uma manhã de estudos ou um dia de trabalho, tornou-se essencial nesse cenário atual. Inclusive, o uso de plantas para ambiente interno é importantíssimo nesses locais, sendo ideal para diminuir a poluição do ar e aumentar a produtividade.

A arquitetura sustentável tem como objetivo diminuir os impactos no meio ambiente e os projetos desse cunho visam ações benéficas para natureza, como diminuir a poluição do ar, incentivar a captação da água da chuva e o uso de energia solar.

Saiba como diminuir a poluição aplicando sustentabilidade em casa

Plantas como, gérberas, crisântemos e azaleias podem ajudar na purificação do ar das residências. Como atualmente estamos passando mais tempo dentro de casa, é importante priorizarmos a qualidade do ar que respiramos. Além disso, o cultivo de hortas pode ser um grande aliado para diminuir a poluição do ar, pois além de fornecer uma alimentação saudável e orgânica, também ajuda a filtrar poluentes do ar e diminuir as ilhas de calor em espaços urbanos.

Em zonas urbanas, os arquitetos devem se preocupar com a influência de suas obras no meio ambiente. Uma forma muito utilizada para reduzir a poluição em grandes e movimentados centros urbanos tem sido a utilização de telhado verde e sistema de jardim vertical, os quais utilizam a vegetação para filtrar as impurezas do ar.

Soluções da Ecotelhado para diminuir a poluição do ar

A Ecotelhado oferece soluções inovadoras sobre como diminuir a poluição do ar em empresas e residências. 

O Brise Vegetal para fachadas é um sistema que quando implementado em fachadas oferece diversos benefícios. Entre eles, a diminuição da poluição do ar, umidificando e melhorando a qualidade do mesmo e protegendo as paredes da irradiação solar, diminuindo a temperatura interna do prédio.

Outra opção é o Muro Vegetado com barreira acústica natural, uma ótima e sustentável forma de criar uma divisão entre casas, além de criar uma barreira acústica de qualidade e melhorar a qualidade do ar, com a redução da emissão de CO2 através do uso da vegetação, sendo que essa vegetação pode até ser uma horta urbana.

Em um momento difícil como esse que estamos passando, a presença do verde em nosso dia a dia pode fazer toda a diferença. A redução do estresse, a qualidade do ar que respiramos e a sensação de bem-estar, são somente alguns dos benefícios que a arquitetura sustentável pode proporcionar às nossas rotinas!

Na Ecotelhado você encontra diversas soluções em Sistemas de Arquitetura Verde, Jardim Vertical, Telhado Verde e Horta Vertical Urbana! Explore nosso blog, a loja online e torne seus ambientes mais sustentáveis!