Ecotelhado presente na primeira escola sustentável da América Latina

Colégio Erich Heine | RJ

A Escola Estadual Erich Walter Heine, da rede Santa Cruz, foi a pioneira a obter o certificado LEED Schools, do Green Building Council. No mundo inteiro, apenas 121 escolas possuem esta certificação. O colégio localizada na cidade maravilhosa (Rio de Janeiro) enfatiza o efeito positivo repercutido pela sua reestruturação, instigando os alunos e a sociedade a adotarem um estilo de vida sustentável.

 

A Escola conta com inovações de infraestrutura, aderindo a sistemas inovadores e alternativos, visando enfatizar o estilo de vida sustentável. A edificação conta com: lâmpadas de LED, sistema de captação de água, painéis solares, coleta seletiva e compostagem. A Escola é estruturada para promover o bem estar dos alunos, onde existem bicicletários e adaptação para garantir acessibilidade de alunos com necessidades especiais. Outras tecnologias benéficas no imóvel são os produtos Ecopavimento, Telhado Verde e Brise Vegetal, todos desenvolvidos pela Ecotelhado, que participaram do processo com o intuito de concretizar a idealização de um projeto sustentável, com qualidade e segurança.

O Ecopavimento, colocado sobre a superfície permeável, permite a passagem da água, assim reduzindo a incidência de enchentes. Além disso, reduz efeitos de ilha de calor, recarrega aqüíferos subterrâneos e controla a poluição pluvial.

Ecotelhado, ou telhado verde, cobre telhados convencionais com vegetação. Dessa maneira, retém água da chuva, promove a biodiversidade e biofilia, melhora a qualidade do ar e diminui a temperatura do ar, qualificando o conforto térmico.

Já o Brise Vegetal, como sistema modular, tem finalidade de cobrir a fachada dos prédios, protegendo contra o acúmulo de energia solar. Colabora com a diminuição dos efeitos de emissão de carbono, melhora qualidade do ar, é um excelente isolante acústico e ajuda significativamente na pontuação de certificações como LEED.

A Escola Estadual Erich Walter Heine é um exemplo de cidadania e convívio harmonioso entre seres humanos e meio ambiente. Se queremos viver com qualidade, podemos e devemos investir nas ideias que possibilitam um futuro próspero e biofílico. Educação e consciência ambiental são indissociáveis.

Colégio Erich Heine RJ Frente