grama da ecotelhado com uma árvore ao fundo para simbolizar tipos de grama para jardim

Conheça tipos de grama para jardim ideais para o seu telhado verde

Publicado

Conhecer os tipos de grama para jardim é uma tarefa essencial para aqueles que querem tornar o seu lar mais verde, belo e biofílico.

E se esse jardim fica no telhado ou no terraço da sua casa, apartamento ou estabelecimento comercial? Sabe qual escolher?

Para saber mais sobre os tipos de grama para jardim em seu telhado verde, leia o conteúdo abaixo. Confira!

Conheça tipos de grama para jardim ideais para o seu telhado verde

A seguir, confira alguns tipos de grama para jardim que podem ser usadas em um telhado verde.

Grama Esmeralda 

Entre os tipos de grama para jardim, uma das mais comuns e interessantes para o seu telhado verde é a Esmeralda.

Com uma folha mais fina e estreita, dotada de uma coloração verde esmeralda e com crescimento lento, a grama Esmeralda é bem resistente a pisoteios e por isso pode ser plantada em modelos de jardins com passagens no meio ou, ainda, em todo o espaço destinado à cobertura vegetada. 

Seu plantio é muito simples, bastando largar os tapetes de grama sobre a área pré-preparada para o telhado verde.

Como todos os tipos de gramas para jardim em um telhado verde, essa também precisará de água abundante, mas, depois, a manutenção será bem tranquila, exigindo pouca poda pelo crescimento lento, com boa resistência a secas e dependendo de pouca água, especialmente em épocas mais frias. 

Em momentos mais quentes do ano, um sistema de telhado verde com boa reserva d’água vai deixá-la verde o ano todo do mesmo jeito.

Grama Bermuda

Outra ótima opção é a grama Bermuda, com elevada resistência a pisoteios e reconstituição rápida.

Seu plantio é tranquilo e ela se adapta facilmente a qualquer clima, além de ter boa resistência a insetos. 

Sua manutenção, no entanto, é um pouco mais rigorosa, necessitando de irrigação frequente. 

Logo, para uma grama Bermuda bem bonita e que não vá resultar naquele sustinho desagradável na conta d’água do mês, um sistema de telhado verde com reserva hídrica é o que lhe trará mais praticidade e economia. 

Ah, e não se esqueça de que o crescimento é rápido, então, podas frequentes são necessárias.

Grama São Carlos

Se você quer que o seu telhado verde seja composto por um gramado denso, então a grama São Carlos será uma ótima opção. 

Com folhas lisas e largas, ela é muito tolerante a pisoteios e também é uma boa pedida se você quer usar o seu espaço naturalizado para alguma prática esportiva.

O substrato de uma grama São Carlos não precisa ter grandes drenagens e a espécie aguenta bem quando encharcada. 

Logo, um sistema de telhado verde com boa reserva d’água dará ainda mais segurança quanto à manutenção dessa grama, cujo crescimento é lento e suas podas espaçadas.

Grama Santo Agostinho

Caso o telhado verde pensado por você fique em regiões litorâneas e não seja pisoteado com frequência, a densa e levemente azulada grama Santo Agostinho, com suas folhas lisas e pontas arredondadas,  é uma ótima opção.

Embora a grama Santo Agostinho não necessite tanto de irrigação, ela deve acontecer com uma frequência razoável. 

Logo, um sistema de telhado verde dotado de boa reserva d’água também é fundamental para que esse espaço esteja sempre lindo e abundante.

Grama Missioneira

Agora, se o seu telhado verde será instalado em uma região mais fria e sujeita a geadas, então a grama do tipo Missioneira (também conhecida como Carpete), de folhas largas e bem verdes, é uma excelente pedida.

A grama Missioneira igualmente resiste bem a pisoteios e não demora para se regenerar. 

Embora adequada para baixas temperaturas e, assim, demandando menos irrigação, plantá-la sobre um sistema de telhado verde dotado de boa reserva d’água torna a rega um acontecimento quase sazonal, se não houver períodos de seca, é claro.

Esses são alguns tipos de grama para jardim ideais para o seu telhado verde.

Há, porém, algumas plantas arbustivas e forragens que, embora não sejam cientificamente gramíneas, são conhecidas como gramas, revelando-se belas escolhas para compor a sua cobertura vegetada. 

Seria o caso das gramas Amendoim, Preta, Azul e Vermelha. 

Todas muito lindas para fins paisagísticos e decorativos, é verdade, mas que definitivamente não se mostram adequadas para o pisoteio. 

Esse também é o caso do Boldinho (ou Boldo Miúdo), talvez a espécie mais indicada para telhados verdes para os mais variados climas do Brasil, mas que não serve para ser pisado.

Mesmo assim, essas vegetações são excelentes pedidas para o seu jardim suspenso quando combinadas com os tipos de grama referidos anteriormente.

Conheça os sistemas da Ecotelhado

Então? Cheio de ideias para a grama de jardim a ser utilizada em seu telhado verde? Bom, uma coisa é certa: a Ecotelhado oferece os melhores sistemas para o seu projeto, seja qual for o tipo de grama que você planeje utilizar.

O telhado verde com Sistema Alveolar é composto de uma membrana alveolar que faz a reserva de água e seu uso permite inclinação no telhado de até 10° ou 20%.

O telhado verde com Sistema Modular Alveolar Grelhado é a melhor opção para coberturas inclinadas. Ele é composto de uma membrana alveolar, responsável pela reserva de água e ainda possui a inclusão de uma grelha tridimensional de PEAD. Seu uso permite inclinação no telhado de até 20° ou 30%.

O Telhado Verde com Laminar Médio conta com um sistema hidropônico que reutiliza, principalmente, a água da chuva e ainda dispõe de condições para integrar tratamento naturalizado dos efluentes da edificação, desperdiçando o mínimo possível de água potável na irrigação e de substrato.

Assim, evita o uso de bombas de aspersão para distribuição da água. Também conta com excelente isolamento termoacústico e permite a passagem de fios ou tubulações.

Ainda há o Telhado Verde com Laminar Alto, o único telhado verde do mercado que serve como cisterna e que é independente de irrigação com água potável. Ele retém a água da chuva e também funciona como tratamento e polimento de águas residuais.

Por fim, o Sistema Ecotelhado Azul e Verde possui a dupla finalidade de armazenar água para o telhado verde além de um reservatório de amortecimento pluvial.

A Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável.

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

 Entre em contato para fazer o seu orçamento!