É possível cultivar plantas e até uma horta dentro de casa ou em apartamentos. Nós da Ecotelhado – especialistas em infraestrutura verde urbana – garantimos isso com o lançamento do jardim de parede Canguru.
O novo sistema ecológico pode ser instalado em qualquer ambiente e requer cuidados mínimos. A tecnologia, disponível para todo território nacional, é utilizada na Casa Cor RS, que segue até 19 de julho na Capital.
O Jardim de Parede Canguru é composto de floreiras produzidas com plástico reciclado, colocadas uma sobre a outra. Utiliza o sistema hidropônico em que as plantas são mantidas sem o substrato de terra, mas com água e nutrientes.
Há duas opções: ornamental ou para cultivo. Neste último, inclusive, pode ser utilizado para o plantio de temperos e hortaliças. Para instalação é preciso somente de um ponto de luz e outro d’água. A irrigação é automatizada e com fertilizantes orgânicos – chamada ferti-irrigação.
Os principais benefícios da tecnologia verde são: estética, purificação do ar, neutralização do carbono emitido, diminuição da temperatura além da socialização. “Assim como os animais de estimação fazem bem aos seus donos, há no cultivo de plantas um aspecto lúdico muito forte”, destaca o Diretor da Ecotelhado, João Feijó.
A nova estrutura já ganhou forma em dois ambientes da Casa Cor 2011 em Porto Alegre. No projeto do Loft Meu Refúgio, a arquiteta Maira Ritter utilizou duas espécies de plantas de interior, em desenho cartesiano no Jardim de Parede Canguru.
O arquiteto Alexandre Viero também utilizou o Jardim de Parede Canguru em sua instalação no evento. Também no Shopping Praia de Belas, atrás do elevador panorâmico, foi instalada um grande Jardim de Parede Canguru.
Mais informações sobre o lançamento, telhado verde, jardim vertical e pavimento permeável em www.ecotelhado.com.br.