mulher com uma varanda decorada ao fundo

Varanda decorada com jardim vertical: saiba como fazer 

Publicado

Uma varanda decorada com jardim vertical transforma ambientes e colabora para tornar espaços mais alegres e harmoniosos.

Seja em uma casa, em apartamento ou até mesmo naquele espaço dos ambientes corporativos destinados a alguns minutos de descanso, as plantas colaboram para momentos agradáveis e são fundamentais para a manutenção da qualidade do ar.

A National Aeronautics and Space Administration, conhecida internacionalmente como NASA, há muito tempo desenvolve pesquisas voltadas à purificação do ar de ambientes internos.

A partir de muitos experimentos, a agência espacial norte-americana concluiu que as plantas são excelentes opções para a qualidade do ar, absorvendo toxinas em ambientes fechados.

Neste post, apresentaremos dicas para implantar uma varanda decorada com jardim vertical e como essa atitude é benéfica para as pessoas que convivem nesses ambientes. 

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

4 dicas de como fazer uma varanda decorada com jardim vertical

Além dos benefícios que uma varanda decorada com jardim vertical oferece à saúde física, também se sabe que as plantas são importantes para a harmonização de ambientes, oferecendo tranquilidade e momentos de serenidade para nossas mentes.

Portanto, em todos os aspectos essa ação traz benefícios, inclusive na decoração e beleza dos ambientes.

Para ajudá-lo a desenvolver a sua varanda decorada utilizando plantas como decoração, acompanhe essas 4 dicas que irão contribuir com o seu projeto:

Crie estruturas com madeira ripada

Uma estrutura com madeira ripada pode ser uma excelente opção para sua varanda decorada.

A madeira torna os ambientes mais charmosos e aconchegantes e as estruturas podem ser montadas com a utilização de ganchos ou prateleiras que venham a suportar vasos de plantas e flores.

Uma boa ideia é utilizar paletes reaproveitados, transformando um ambiente, mesmo que pequeno, em um espaço agradável e encantador.

Utilize jardineiras plásticas

Outra opção interessante que também embeleza o ambiente e permite que um jardim vertical possa ser montado na varanda está no uso de jardineiras plásticas.

Por meio de diversos modelos, cores e estilos, elas são encontradas em lojas especializadas e colaboram para deixar o seu ambiente bonito e charmoso.

Instale prateleiras

As prateleiras também são ótimas opções para uma varanda decorada, onde diversos estilos e materiais podem ser utilizados, como madeira, plástico e metal, por exemplo.

Elas podem ser discretas, valorizando as plantas e as flores, como também trabalhadas e colaborando para a decoração do ambiente e atendendo aos mais variados gostos.

Suspenda as plantas com cordas ou correntes

Por fim, se nenhuma dessas alternativas atenderem às suas expectativas, uma solução é suspender as plantas através de cordas ou correntes.

Sem dúvida, é também uma forma inteligente, elegante e que apresenta um belo visual.

Como se observa, o que não faltam são possibilidades para que uma varanda decorada passe a fazer parte do dia a dia dos moradores e frequentadores de diversos espaços.

Um jardim vertical é uma maneira inteligente de proporcionar uma aproximação com a natureza.

Além dos benefícios que essa ação proporciona à saúde física e mental das pessoas, tudo fica melhor e mais agradável quando podemos compartilhar ambientes em que a beleza da natureza seja valorizada, transformando espaços e trazendo harmonia no dia a dia de nossas vidas.

Agora que você conhece mais sobre varanda decorada com jardim vertical, aproveite para conhecer o sistema de Jardim Vertical da Ecotelhado.

Fundamentados na hidrocultura, esse sistema confere um design biofílico aos locais, tornando-os mais agradáveis e sustentáveis.

Entre em contato e saiba mais!