tipo de jardim vertical usado em um prédio europeu

Conheça 5 tipos de jardim vertical usados nas edificações

Publicado

Os jardins verticais são uma tendência que veio para ficar. Principalmente com a expansão da urbanização, esse sistema tornou-se ainda mais necessário, e é inegável sua importância e beleza dentro dos ambientes construídos.

Também conhecido como Ecoparede, pode ser utilizado tanto para residências quanto para espaços corporativos e hospitalares.

A seguir, conheça 5 tipos de jardim vertical usados nas edificações e saiba mais sobre as vantagens dessa técnica de arquitetura sustentável. Siga a leitura do texto e confira!

Vantagens do Jardim Vertical

A Ecoparede, ou Jardim Vertical, é um sistema ecológico e sustentável que tem como objetivo diminuir os efeitos da emissão de carbono. Assim, ajuda a melhorar a qualidade e a umidade do ar.

Conheça alguns benefícios e vantagens de se optar por essa tendência:

  • Traz conforto térmico e acústico para os ambientes; 
  • Contribui para a economia de energia elétrica, diminuindo a necessidade do consumo de ar condicionado; 
  • Traz proteção UV para maior durabilidade do sistema; 
  • Melhora a qualidade e a umidade do ar e consequentemente gera menos poluição; 
  • Ajuda na diminuição da temperatura interna.

Conheça 5 tipos de jardim vertical usados nas edificações

Os jardins verticais se tornaram conhecidos em 1938, através do botânico francês Patrick Blanc. Desde então, essa tendência de plantas na decoração viralizou, pois a vegetação é capaz de tornar as construções mais leves e menos agressivas, além de trazer vários benefícios, como a sensação de frescor e bem-estar.

Mas quais os tipos de jardim vertical que são usados nas decorações de edifícios? Separamos 5 deles para você conhecer. Confira:

Jardim vertical com trepadeiras

Esses tipos de jardim vertical são mais comuns e antigos. Porém, é preciso ter cuidado, pois é necessário esperar a trepadeira crescer para que possa ser utilizada. Como não existe uma tecnologia por trás, a planta segue para onde ela quiser.

Jardim vertical em vaso

Este é o sistema utilizado na Ecotelhado, sendo mais vantajoso por ser modular e por armazenar água da irrigação, que é automatizada.  As floreiras da Ecotelhado são de material reciclado e reutilizáveis, ou seja, podem ser retornadas após o uso, conforme a lei de “Logística reversa”. 

As floreiras são adaptáveis, portanto, caso queira trocar a posição das plantas basta retirá-las e colocá-las novamente em outro ponto, ajustando-as da forma que for mais adequado.

Edificação com o Jardim Vertical Mamute, da Ecotelhado.

Jardim vertical em feltro

Esses tipos de jardim vertical despertam bastante interesse por serem hidropônicos, mas, justamente por isso, é preciso sempre um ponto de água para ter irrigação automatizada e para deixar sempre encharcado. 

Apesar de ser um sistema tecnológico, acaba não sendo tão sustentável por conta da utilização de irrigação que se faz sempre necessária. Ou seja, é um sistema com pouca resiliência.

Jardim vertical preservado

O jardim vertical preservado é interessante para áreas com pouca insolação, pois são plantas naturais que passam por um processo de conservação, mantendo assim o aspecto original da folhagem. Por isso, não necessita irrigação e tem um custo mais baixo.

Jardim vertical artificial

Por fim, esses jardins verticais são desenvolvidos com plantas artificiais idênticas às naturais.  

O ponto positivo é que elas não necessitam de manutenção. As novas tecnologias de manufatura facilitam a produção de plantas permanentes iguais às naturais, dando uma aparência realista através da textura, brilho, cor e até movimento.

Os jardins verticais têm o poder de mudar toda a decoração de um espaço, deixando o ambiente agradável, aconchegante e relaxante. São bem fáceis de instalar e os painéis podem ser montados dentro de casa, basta cuidar das plantas com bastante zelo.

Por esse motivo, a ecoparede é uma das grandes tendências de decoração, melhorando a estética das casas e edifícios.

Agora que você já conhece os 5 tipos de jardim vertical usados nas edificações, aproveite para ler outros conteúdos relacionados em nosso blog. A Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico, Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável. 

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Piscinas e Lagos Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!