As empresas autossuficientes possuem maior eficiência energética, diminuem seus custos de produção e, claro, promovem um impacto mais amigável ao planeta.
Elas não somente oportunizam a inovação, mas também ajudam a atrair e a reter membros da equipe e a propagar um novo mindset acerca da consciência ambiental. Principalmente porque atitudes sustentáveis não são apenas uma tendência, mas sim uma prática que impacta significativamente a sociedade e o planeta.
Pensando nisso, criamos um artigo que explica em detalhes o papel das empresas autossuficientes no mercado e quais são os benefícios que as práticas sustentáveis podem trazer ao seu negócio.
Siga a leitura e confira todas as informações reunidas pela Equipe Ecotelhado. 🙂
O que são empresas autossuficientes e por que elas estão em destaque no mercado?
Consideramos como indústrias ou empresas autossuficientes aquelas que conseguem produzir de forma sustentável todos os recursos necessários para a fabricação de seus produtos ou a criação de seus serviços em termos de economia, luz, água e outros materiais.
De acordo com Bueno, organizador do livro Comunicação Empresarial e Sustentabilidade, a sustentabilidade deixou de ser há muito tempo apenas um elemento figurativo do discurso das organizações para se construir em atributo indispensável da cultura e do processo de gestão. Isso se deve por dois motivos principais:
a) exigência dos públicos de interesse da organização, que cobram compromisso em relação ao meio ambiente, aos direitos humanos e trabalhistas e esperam que, ao mesmo tempo, as organizações mantenham a saúde econômico-financeira que garanta o emprego e a renda;
b) conscientização gradativa das organizações para sua dependência em relação aos recursos naturais, indispensáveis para sua sobrevivência, e para a importância estratégica do relacionamento ético com seus funcionários, parceiros, clientes, consumidores, dentre outros.
Dessa forma, muito mais do que ter um discurso verde, as organizações que desejam se destacar em meio aos seus concorrentes precisam adotar práticas verdadeiramente sustentáveis, de modo que sua produção seja, de fato, autossuficiente. Nesse sentido, podemos destacar como por exemplo a instalação de placas solares, telhados e paredes verdes, ecodreno e sistema de tratamento de esgoto ecológico.
3 vantagens das empresas autossuficientes
Ao tornar o seu negócio sustentável, você automaticamente usufrui de inúmeras vantagens. Entre elas, podemos destacar:
l) Maior vantagem competitiva:
De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Instituto Nacional de Marketing dos Estados Unidos, 58% dos consumidores americanos possuem mais probabilidade de adquirir produtos ou serviços de empresas que são conscientes de seu impacto no meio ambiente e na sociedade. O estudo apontou que esses consumidores estão dispostos a pagar 20% mais em marcas que se preocupam com a sustentabilidade.
ll) Aumento da produção e redução de custos
Ao desenvolver práticas sustentáveis em seu negócio, as tarefas poderão ter mais agilidade, maior eficiência e conservação de recursos, diminuindo os custos operacionais da empresa.
lll) Retenção de colaboradores e atração de novos talentos
Quando uma empresa sustentável se torna positivamente reconhecida no mercado pelas suas ações, automaticamente novos talentos podem almejar fazer parte da equipe. Além disso, os colaboradores atuais poderão se sentir ainda mais engajados com a organização.
Então, gostou do artigo? Não esqueça de compartilhar!