Exemplos de sustentabilidade nos fazem refletir sobre o uso consciente dos recursos naturais, criação de novas tecnologias para o bem-estar do planeta e dos indivíduos.
No artigo de hoje, você saberá mais detalhes sobre a participação da Ecotelhado no 2º Congresso Nacional de Tecnologia em Construções Sustentáveis (CONTECS).
Siga a leitura do artigo!
Exemplos de sustentabilidade: Ecotelhado marca presença no CONTECS
A sustentabilidade aplicada à arquitetura e ao design se mostra cada vez mais relevante para o equilíbrio de nosso planeta. É por isso que nos dias 18 e 19 de julho, o Congresso Nacional de Tecnologia em Construções Sustentáveis (CONTECS) terá como tema principal a integração entre Sustentabilidade e Design.
A Ecotelhado, empresa que possui a missão de devolver o verde para os centros urbanos, tem entre os seus principais produtos telhados verdes, jardins verticais, pavimentos permeáveis, cisternas subterrâneas e tratamento biológico de efluentes.
Por carregar consigo um grande compromisso com a sustentabilidade do planeta, a empresa estará presente no evento proferindo a palestra sobre Design Biofílico.
O palestrante será João Manuel Linck Feijó, que está à frente da empresa Ecotelhado. O profissional é criador e incentivador de soluções em infraestrutura verde urbana como instrumento eficaz do aumento da biodiversidade.
Relembre os principais conceitos sobre Design Biofílico
O termo Biofilia significa, literalmente, “amor à vida”. Foi um termo cunhado por Erich Fromm, psicólogo e filósofo, em 1964. E difundido pelo biólogo Edward O. Wilson em 1984, quando lançou o livro com o nome Biofilia para explicar a afinidade inata dos seres humanos pelo mundo natural e a grandiosidade desta conexão.
O Design Biofílico é uma forma inovadora de aproveitar a afinidade com a natureza para criar ambientes onde possamos viver, trabalhar e aprender com mais saúde, melhorando o desempenho e bem-estar físico e mental das pessoas.
O ambiente biofílico oferece inúmeras possibilidades aos seus usuários, ultrapassando a esfera da beleza e proporcionando benefícios valiosos, como o estímulo à criatividade e maior bem-estar àqueles que utilizam o espaço.
Em residências, por exemplo, o design biofílico pode ser integrado por meio do telhado verde, uma tecnologia que contribui para formação de um mini ecossistema, atraindo diversos pássaros, borboletas, joaninhas, abelhas e outros animais que foram eliminados do ambiente urbano com o crescimento das cidades.
Já o jardim vertical interior, outra opção para residências, oportuniza maior convívio com a natureza e melhora a qualidade e a umidade do ar.
Para saber mais sobre o Design Biofílico, siga nossa conta no Instagram @ecotelhadobrasil.
Então, gostou da leitura? Deixe o seu comentário abaixo!