Você certamente já tentou imaginar como vai ser a sua casa futuramente, como será a horta que irá fazer ou como será a piscina que você construirá no quintal. Mas, você já pensou que essas construções podem ser sustentáveis? Afinal, o que é uma construção sustentável?
Trata-se de toda e qualquer construção que prioriza amenizar os impactos ambientais. É uma maneira de construir edifícios e casas harmônicas ao meio ambiente, sem prejudicar a natureza.
Confira 5 dicas para uma construção sustentável de qualquer tipo, para você construir de forma consciente e não prejudicar o meio ambiente.
Painéis solares
Muito se comenta sobre painéis solares quando o assunto é construção sustentável. O sistema de energia solar é fabricado para durar 25 anos, sendo necessária apenas uma simples limpeza a cada 6 meses.
A energia solar é renovável e limpa, o que quer dizer que essa energia não é associada à emissão de poluentes. Além de proporcionar benefícios como o aquecimento de água e a ocupação de pouco espaço, ela é uma fonte de energia inesgotável e não faz barulho.
Aproveite a iluminação natural
O aproveitamento da luz natural é uma das melhores maneiras de levar sustentabilidade para sua casa, diminuindo o consumo de energia elétrica.
Tetos de vidro e grandes janelas ajudam nessa questão, pois permitem uma passagem maior de luz solar ou até mesmo lunar, iluminando bem os seus ambientes. O teto de vidro pode ser instalado no meio do telhado.
Reutilize materiais
Upcycling, conhecido como reutilização criativa, é um processo de transformação de restos de materiais. Com o final da obra, muito entulho é separado para ser descartado, que tal não jogá-lo fora e utilizar na decoração de sua casa?
Você pode usar aquele resto de madeira para fazer prateleiras, os tubos e canos podem servir de suporte para plantas e os pedaços de azulejo podem decorar uma estante. Deixe a sua imaginação fluir, crie peças lindas e se desejar, você pode até vendê-las.
Telhado verde
Ainda é novidade no Brasil, mas você certamente já ouviu falar dele por aqui, não é mesmo? Entre as suas diversas vantagens, temos a diminuição de temperatura, da poluição e a redução do consumo de energia.
O telhado verde é um investimento alto inicialmente, mas que com certeza vale cada centavo. Vale lembrar que não é todo telhado que suporta essas estruturas, consulte um especialista e veja como adaptar o seu.
Reutilização de água
O reaproveitamento da água da chuva, além de ser sustentável, é muito inteligente. Existem sistemas que recolhem essa água pela cobertura da construção e armazenam em cisternas. O ideal é separar a água para o consumo, da água para irrigação.
Os reservatórios de amortecimento de água pluvial em grandes centros urbanos são utilizados em construções que abrangem boa parcela da área do terreno e servem para diminuir os alagamentos das vias públicas.
Existem também os pisos drenantes. Quando chove, eles escoam a água para a terra de forma gradativa, evitando alagamentos. É uma excelente opção para áreas de lazer, garagens e calçadas. Não é um investimento muito alto.
O planeta Terra tem sofrido bastante nas mãos dos seres humanos. Optar por construções mais sustentáveis é o mínimo que podemos fazer para preservá-lo. Quanto mais rápido adotarmos esses sistemas sustentáveis, mais rápido conseguiremos ajudar o meio ambiente.
A Ecotelhado se preocupa com o futuro do planeta e oferece diversas soluções para o seu projeto transformar-se em uma construção sustentável.
Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!