A arquitetura é uma arte de organizar e criar ambientes que contempla diversos estilos que são desenvolvidos a partir de diferentes referências e propósitos.
Entre as diversas vertentes da Arquitetura Moderna, o estilo da Arquitetura Orgânica, que faz parte da escola Futurista, se diferencia principalmente pela integração das construções com o seu entorno.
O termo “Arquitetura Orgânica” foi criado pelo arquiteto estadunidense Frank Lloyd Wright (1867-1959), pioneiro do movimento.
Para saber mais sobre esse estilo arquitetônico e quais são suas características, continue a leitura deste post que a Ecotelhado preparou para você.
O que é Arquitetura Orgânica e como aplicá-la?
Buscando promover a harmonia entre a natureza e a habitação humana, o estilo da Arquitetura Orgânica é baseado na integração das construções com o seu entorno. Os edifícios são projetados para que funcionem como um organismo vivo em sua totalidade.
O conceito da “continuidade” é amplamente trabalhado nesse estilo, tanto nas áreas externas quanto internas.
Nas áreas externas das construções, trabalha-se a “continuidade física”, evitando quebras nas fachadas, priorizando formas arredondadas e harmonizando os elementos estéticos e estruturais do edifício.
Nas áreas internas, trabalha-se a “continuidade espacial”, priorizando plantas contínuas, sem delimitação de cômodos com paredes, visando a integração dos espaços.
Além da “integridade” e “continuidade”, outros conceitos que fazem parte dos princípios da Arquitetura Orgânica são:
- A “plasticidade”: que tem como objetivo proporcionar uma fusão visual entre os elementos da construção; a “gramática”, que busca a harmonização entre esses elementos, garantindo a mesma linguagem estética;
- A “simplicidade”: que evita a utilização de elementos decorativos que interfiram na continuidade da construção.
Nos projetos de Arquitetura Orgânica, a natureza dos materiais também é bastante relevante. Utiliza-se principalmente materiais naturais, como madeira, argila e pedras, além de vidro, ferro e revestimento cimentício.
Como o design desse estilo arquitetônico é sempre pensado para integrar a construção ao seu entorno, formas arredondadas, como círculos e curvas, e elementos da fauna e da flora são bastante utilizados.
A iluminação natural, o reaproveitamento de água e a eficiência energética também são recursos muito utilizados nos projetos desse estilo de arquitetura. Por isso, telhados verdes, jardins verticais e sistemas de captação de água são amplamente utilizados nas construções.
Acesse o link a seguir para entender como será a arquitetura do futuro e porque ela envolve a natureza.
Na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Arquitetura Verde, Biofílica e Sustentável. Conheça a nossa loja online e navegue pelo site para saber mais sobre nossos sistemas de Telhado Verde, Jardins Verticais, Muros Vegetados, Ecopavimento, Lagos e Piscinas Naturais e Captação de Água.
Entre em contato para fazer o seu orçamento.